Usina de Letras
Usina de Letras
255 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Jungmann e operações comerciais com armamentos -- 21/10/2016 - 11:19 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos







EXCLUSIVO: Jungmann intervém pessoalmente em dois aspectos das operações comerciais brasileiras com armamentos



Posted by




Share Button


jujuabrabreabre


Ministro da Defesa Raul Jungmann




Por Roberto Lopes



 



 



O ministro da Defesa, Raul Jungmann, está intervindo, pessoalmente, em dois aspectos das operações comerciais brasileiras com armamentos.



Jungmann quer criar um curso de “Inteligência Comercial” específico para os militares que forem designados Adidos junto às Embaixadas brasileiras no exterior.



A ideia é que esses oficiais possam aperfeiçoar a sua preparação para atuar como propagandistas dos produtos da BID (Base Industrial de Defesa brasileira) e, eventualmente, contribuir para a exportação desses itens.



Os militares brasileiros indicados para postos fora do país, já cumprem – antes de embarcar –, uma rotina de visitas a repartições que lidam com comércio exterior, especialmente no Ministério das Relações Exteriores, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e nas associações binacionais de comércio. Mas Jungmann pretende que eles tenham um preparo teórico mais extenso, minucioso e específico para enfrentar a disputa com outros adidos que também estão incumbidos de divulgar os equipamentos militares produzidos por seus países.



Os adidos militares israelenses e franceses são considerados, internacionalmente, como os mais bem preparados para fazer a divulgação dos seus equipamentos militares.



Offset – O ministro da Defesa também quer rever a prática brasileira de assinar acordos de offset – compensação em mercadorias ou tecnologia a que o Brasil tem direito quando importa mercadoria de uso militar.



Extraoficialmente sabe-se que, nos bastidores do governo federal, tanto o offset obtido pelo Brasil no contrato firmado com o grupo francês DCNS de aquisição dos quatro submarinos classe Scorpène, quanto a compensação que o Brasil conseguiu pela compra à empresa sueca SAAB de 36 caças Gripen E/F (NG), são considerados de valor muito inferior àquele que deveria ter sido garantido pelos vendedores ao cliente brasileiro.



jujugripen


Gripen NG




Até agora, os acordos de offset eram definidos no âmbito do MDIC, depois que o contrato de aquisição era fechado entre o fornecedor estrangeiro e a Força Armada brasileira.



Mas esse cenário mudou. A partir de agora os acordos de offset passam a ser examinados e preparados no Ministério da Defesa.



Aconselhado por representantes da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e do COMDEFESA (Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o ministro Jungmann examina a conveniência de os acordos de offset não serem mais assinados em separado – depois que o governo brasileiro avalizou a compra do equipamento militar fabricado no estrangeiro –, e sim incluídos no corpo do contrato de compra do produto, como forma de valorizar a exigência de compensação feita a título de offset.






 



 



Leia os textos de Félix Maier acessando:



1) Mídia Sem Máscara

http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html




2) Piracema II - Nadando contra a corrente

http://felixmaier1950.blogspot.com.br/



Conheça a história do terrorismo no Brasil acessando:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/



MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

Uma seleção de artigos. Imperdível!

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=12991&cat=Ensaios  e

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=13208&cat=Ensaios&vinda=S



Acesse as últimas postagens de Félix Maier clicando em



1) Usina de Letras

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM



2) Facebook

https://www.facebook.com/felixmaier1950



3) Twitter

https://twitter.com/fmaier50



 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui