Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Uma estória sobre a Amizade -- 26/11/2002 - 02:03 (Iisha daas Prabhu) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Sobre amizade.

Esta me contou um Rabino.

Quando Imperava com mão de ferro Dionísio, o Tirano de Siracuasa, certo homem foi preso, e após longo período encarcerado, foi condenado a morte por enforcamento.
Ele era proveniente de uma aldeia distante, e seu crime era de natureza política.
Em sua terra ele era tido como um homem honesto e de caráter ilibado, isto o sabia o tirano, por isto resolveu ir visitá-lo em sua cela quando foi avisado que o condenado desejava falar-lhe antes da execução da pena que havia sido marcada para daí a quinze dias.
Perguntou o tirano: que desejas de mim, condenado?
O homem respondeu olhando-o de frente: Gostaria, já que vou morrer, que me concedesse dez dias para por em ordem minha casa e meus negócios antes da morte, pois meus filhos ainda são muito jovens, preciso conseguir um mentor que administre meus bens até que eles possam faze-lo. O tirano soltou uma estrondosa gargalhada que ecoou pelos corredores tenebrosos da prisão, e após disse: pensas que sou tão ingênuo assim?
Seria um ótimo modo de jamais te ver outra vez. Mas já que tiveste a ousadia de propor-me tamanho disparate, vou te dar- uma chance: Se conseguires alguém que fique em teu lugar na prisão, e concorde em ser enforcado eu teu lugar se não voltares, te deixo ir.
E saiu dali rindo.
Mal se foi, o prisioneiro escreveu uma carta a um amigo contando a situação, e a mensagem foi mandada por um estafeta a cavalo. Em quatro dias chegou o amigo do prisioneiro, e conforme a ordem do Tirano, foi encarcerado no lugar do condenado, que partiu mais que ligeiro dali..... e os dias passaram.
Aproximava-se o dia da execução. O Tirano vez por outra ia até a cela daquele que dera a própria vida em garantia da palavra do amigo, e gozava dizendo: Cadê teu amigo, bom Homem? Não creio que hajas feito um bom negócio, a marte já se aproxima de ti.

Ele virá, contestava o homem, ele jamais faltaria com sua palavra, ele virá sim. Mas ele não veio.
Finalmente a forca foi armada no pátio do palácio, e finalmente o dia fatal chegou.
O Tirano sempre assistia as execuções de um balcão sobranceiro a este, e neste dia seu interesse era maior, ele jamais vira ou ouvira falar de um caso como aquele.

O homem foi levado ao catafalco, sua cabeça já estava envolta por um pano preto, e o baraço já se encontrava em seu pescoço, quando o silêncio foi rompido por gritos desesperados: Parem! Parem! O condenado sou Eu!

Todos se voltaram para o homem que corria desesperado, e subiu os degraus da forca de três Saltos. Solto o amigo ambos se abraçaram em prantos. O condenado pedia perdão ao amigo pelo atraso que lhe causara tamanho desconforto.
De repente viram-se os dois envolvidos pelos fortes braços de uma terceira pessoa, era O Tirano. Ante Tão inusitada ocorrência, ele descera e viera falar-lhes, e disse: Jamais alguém no mundo testemunhou tamanha prova de amizade, Vocês são realmente dois amigos de verdade, e gostaria que fóssemos três pelo resto das nossas existências. E conta à tradição que eles foram feitos ministros. E realmente foram amigos enquanto viveram.


Iisha daas prabhu





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui