Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Belchior e sua arte! -- 30/04/2017 - 23:26 (Olavo Bilac Loiola) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Belchior e Sua Arte!



Desde criança sempre gostei de ler as crônicas de autores como Rúben Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Drumond, e o que me encantava era perceber que a realidade retratada por eles era nada mais nada menos do que as coisas que acontecem no dia a dia. E me divertia associando as atitudes de algum personagem a algum vizinho, colega, cidadão ou até mesmo doido da minha cidade. Além desses tinha também Mario de Andrade, que descobri também seu talento para a música , foi ele quem compôs Viola Quebrada , um clássico da música sertaneja. Mas bem, cito esses escritores para mostrar onde começou a minha admiração pelo imortal cantor Belchior.



Assim como os escritores acima, que relatavam cenas do cotidiano, apresentando tipos, comportamentos, reações e hábitos das pessoas , traçando assim um panorama do cenário atual da sociedade, Belchior fazia o mesmo através da sua música, com um lirismo impressionante, conseguia uma ótima melodia para uma letra intelectualizada, coisa que outro gênio do Cotidiano não faz tão bem, que é o caso do Chico BuArque.

E sou fã de todos esses artistas que retratam o cotidiano pelo

Simples fato de que eles observam a atitudes das pessoas, seus motivos, seus sonhos, quando estas já nem se dão conta da forma que agem, por estarem tão miopes diante da roda viva em que vivem, onde são induzidAs discretamente a agirem de acordo com padrões que interessam a terceiros.

Um exemplo pleno é a canção " pequeno perfil de um

Cidadão Comum" onde Belchior juntamente com Toquinho ( outro artista que admiro) retrata perfeitamente o dia a dia do pobre trabalhador. Outro que retrata essa gente humilde num verso é o Elomar na música Desafio quando num trecho diz " e Ainda por riba ter, que saber sofrer e esperar, mermo sabeno que num vem, as coisas do seu sonhá"...

Então por retratar o cotidiano acompanhado de tão belas melodias e em formas eruditas e simples ao mesmo tempo, mostro aqui todo meu apreço por este Cearense que ocupou um

Lugar no universo da música e desejo nesse instante que descanse em paz.



Olavo Bilac - Fortaleza, 30

De Abril de 2017.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui