Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62288 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Dom Kleenex - Tempestade intestinal -- 04/11/2002 - 20:45 (Paulo Eduardo Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No quadro de avisos, só se falava em "Tempestade Cerebral". Fiquei curioso. Seria possível o Dom Kleenex ter parido um texto bom? Fui verificar.


Pieguice. Escancarada. Minha primeira impressão a respeito do texto. E não é pra menos, afinal: "DEUS me faz chorar..., meu amor, relegado a segundo plano ante as dificuldades mundanas, ressurgiu para me redimir, e eu chorei..., eu choro só de pensar em Chopin, com aqueles seus dedos ágeis deslizando genialmente sobre as teclas e blá, blá, blá..." Tá, eu também gosto de Chopin, também procuro algum tipo de amor, e também tenho preocupações que me levam a especular a respeito da idéia de divino, mas pra que ser tão chorão?


Mas eis que de repente, começo a perceber autenticidade naquelas palavras, e como uma semente que brota, como uma erva daninha que ocupa seu espaço entre a grama num paraíso de artificialidade, essa autenticidade acabou por apoderar-se da fala do autor, revelando à minha mente a extensão da angústia que se escondia por detrás da pieguice. Ante tal cenário de desespero, ante esta verdadeira tragédia do cotidiano, devo confessar que chorei. Aponto o dedo para meu próprio peito e confesso a quem quer que seja: EU CHOREI!


Chorei pois a humanidade estava salva! Chorei, pois pela primeira vez encontrava um Dom Kleenex de carne e osso, que deixava transparecer algo de sua identidade secreta por entre as rotineiras verdades absolutas comumente proferidas pelos super humanos e pelas máquinas escrevinhadoras programadas para vencer. Chorei pois mesmo este autor, em geral pouco capaz e discutidor de pequenezas, se mostrava, no fim das contas, motivado por algo mais do que o interesse em seu próprio umbigo. Fiquei comovido. Chorei.


No fim, a surpresa. O texto estava assinado por um professor de filosofia. Mas mantenho a esperança de não ter derramado minhas lágrimas em vão. Acredito firmemente que o tal professor é na verdade o alter-ego de Dom Kleenex. Se não for, me resta o consolo de saber que se encontra entre a obra tediosa de Kleenex na usina ao menos um texto relativamente bom.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui