Usina de Letras
Usina de Letras
281 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CLUBE MILITAR: “E AGORA, JOSÉ?” -- 21/06/2017 - 12:54 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O PENSAMENTO DO CLUBE MILITAR:



“E AGORA, JOSÉ?”



 



Gen Clovis Purper Bandeira



Editor de Opinião do Clube Militar



20 de junho de 2017



 



E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?



 



 Como nos imortais versos de Carlos Drummond de Andrade, dirijo-me a você, José, meu irmão brasileiro, na ansiosa busca por respostas para a grande crise que, com velocidade e violência inesperadas, caiu sobre nossas cabeças.



A festa acabou, José.



Não há mais empresas campeãs do mundo – à custa de generosos financiamentos a juros de pai para filho que nós, o povo brasileiro, saldaremos durante décadas. Para tal, deixaremos de gastar nossos recursos no desenvolvimento, melhoria das condições de vida, criação de empregos, educação saúde e segurança.



Estaremos pagando a tal dívida externa, que nossos desgovernos fizeram para beneficiar os escolhidos e encher seus próprios bolsos. Em breve, estarão eles mesmos bradando contra o tamanho da dívida externa, impagável, que contrataram para se locupletarem e enriquecerem seus cúmplices. Sem memória, aplaudiremos seus brados, em vez de cobrar sua responsabilidade no descalabro financeiro em que nos lançaram, dilapidando o patrimônio ganho em uma época de ouro da economia mundial, quando as commodities que vendemos estavam supervalorizadas e nos garantiam meios para resolver ou diminuir nossos graves problemas sociais e de infraestrutura.



A luz apagou, José.



Onde está o brilho dos iates, das estadas em hotéis de seis estrelas com comitivas de centenas de convidados amigos do rei ou da rainha? Os jantares regados a Romanée-Conti? Os aviões das mil e uma noites? As viagens aéreas pagas por nós para implante de cabelos na clínica de especialistas renomados? E os passeios aéreos da cabeleireira paulista para atender a autoridade?



Quem pagará os salários de filhos, enteados e sobrinhos (olha aí os “nepotes”) em empresas fornecedoras de bens e serviços para o governo?



Como viver sem esses agrados da sorte para com os escolhidos por um sistema corrupto e corruptor, decidido por urnas eletrônicas que não merecem crédito em nenhum lugar do mundo? E, no final, sendo julgado e aprovado pela corte eleitoral máxima como certo, apesar das evidências em volume amazônico contra tal resultado?



O povo sumiu, José.



Isso talvez seja o pior de tudo. Desempregado, iludido por todos e desiludido com tudo, adotou a atitude do tanto faz, nada vai mesmo mudar…



Acabaram-se as passeatas, que minguaram por falta de adesões e por discordância dos organizadores, cujas vaidades e pretensões políticas dividem, em vez de multiplicar. Só continuam existindo, e cada vez menos expressivas, as pretensas manifestações organizadas e controladas pela esquerda, seus sindicatos e “movimentos sociais”, pagas pela bolsa acumulada em anos de saque aos cofres públicos, ou seja, ao nosso bolso.



A noite esfriou, José.



Os que estavam no sereno sentiram o corpo esfriar, sem o conforto de um abrigo. Concluíram que seus protestos eram em vão, que seus representantes só se importavam parcialmente com eles, apenas na medida em que atendiam a seus interesses escusos e personalíssimos.



A noite esfriou como seu fervor, seu entusiasmo, sua esperança, meu conterrâneo José.



E agora, José?


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui