Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Brasil: Um amor verde-amarelo -- 03/12/2002 - 14:26 (juliana dos reis cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Depois de desligar a televisão, deitei em minha cama e comecei a pensar no futuro do meu país, porque é minha Pátria e eu quero ter orgulho, apesar das coisas que o noticiário da noite dizia. Eu ainda sinto orgulho do Brasil e não sou como algumas pessoas que não cultivam a bandeira verde amarela, porque preferem a americana.
Não quero ficar deitada na minha cama só pensando e dizendo que é lindo o emplema: "Ordem e Progresso". Mas que ordem e progresso? Essa é a pergunta que muita gente deve estar fazendo. A ordem dos traficantes e o progresso do caos, só se for, não é mesmo?
Não, porque esse país é rico e tem muito o que progredir. As eleições já foram decididas e a esperança de um país melhor é basicamente unanime. Também, quem não sonha, não só com um país, mas com um mundo melhor.
Quantas vezes você foi abordado na rua, ou mesmo no ónibus e te pediram um dinheiro, uma moeda e até mesmo um prato de comida. Você já perdeu as contas, eu também. Você deu a moeda, eu também. Você sentiu pena, eu também.
E os olhos dos poderosos, será que não enxergam a miséria que está instalada nas ruas, a fome, a violência e a inquietude das pessoas que querem apenas um pedaço de pão, porque tem fome. Você já sentiu fome? Eu não, mas deve ser horrível.
É triste, você olha para uma criança e vê que nela só existe barriga, porque os vermes já aponderaram da sua inocência. Mas mesmo assim essa criança continua sorrindo e apostando no futuro da sua terra.
O Brasil está precisando de uma mudança, para vermos se as coisas tem como melhorar. Ninguém pode dizer que a pessoa que sentar na cadeira do poder vai ser melhor ou pior do que quem a ocupa agora.
Talvez as idéias sejam melhores, mas por enquanto ninguém tem o direito de julgar, pode ter sua opinião, até tentar convencer o próximo, mas julgar é complicado demais.
Muitas vezes a gente julga as pessoas sem saber os seus principios, o seu objetivo de vida. Todo mundo tem qualidade e defeitos e o Collor só saiu do poder porque robou sozinho.
Pronto, agora cheguei em um ponto interessante: A PROPINA, a bandidagem eleitoral. Sabe aquele cara que está na cadeia porque matou, a justiça merece aplauso, porque a lei foi cumprida. E esses que vestem um terno bonito com uma gravata elegante e tiram o dinheiro do povo que trabalha para gastarem com champanhe e wisky importados. Estão aí, a soltas e ainda por cima continuam no comando, mandando, ordenando, roubando.
Vocês devem estar lendo isso tudo e se perguntando: Por que ela está tão revoltada? É talvez esteja mesmo, revoltada com tanta hipocresia e desonestidade junta, com tanta...
Agora eu fico pensando: Será que muita gente pensa igual eu? Talvez sim, e talvez não. Mas toda pergunta tem os seus dois lados, como diz aquele ditado "ninguém agrada gregos e troianos". Fico feliz só por lerem essas palavras.
Tive vontade de escrever tudo isso porque sou estudante e me preocupo com o país. E a onda do desemprego. Será que quando eu me formar vou ter uma vaga no mercado de trabalho? Sei que tenho que ser boa, mas e daí? Quanta gente boa tá vendendo cachorro-quente. Nada contra. E quanta gente boa nem teve oportunidade, o que é pior.
Não quero que o pessoal lá de fora conheça a minha Pátria como o país do samba e do futebol, é uma honra, mas será melhor ainda se conhecerem o país do "verde-amarelo", o país da "Ordem e
Progresso".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui