Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Kafka na redação -- 30/09/2002 - 17:20 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nem sei dizer de onde veio, mas o fato é que o baratão surgiu no meio da redação, buscando um pouco de papel para nutrir suas poucas necessidades. Bicho nojento, capaz de ficar muito tempo sem bebida e comida, o baratão se escondeu num canto, próximo de uns papéis.
Acredito que a coincidência tenha algo a ver com o presente que recebi da simpática moçoila na semana passada, a obra "Metamorfose", de Franz Kafka, considerado gênio por alguns, louco por outros.
Mal comecei a ler a obra no meu esconderijo quando um baratão surgiu. Toquei o bicho a vassouradas, evitando a morte pelo cheiro asqueroso que poderia invadir o ambiente.
Nas poucas páginas que manuseei pude perceber que o personagem central era um caixeiro viajante, desses seres quase em extinção que se dedicavam a difundir produtos no surgimento do capitalismo industrial, sendo responsável pelo sustento da família.
Lembrei dos tempos em que atuava na área de vendas, cobrindo os territórios catarinense e paranaense, passando muitos dias em hotelecos de cidades sem importància demográfica.
O baratão de Kafka não é tão louco assim, afinal de contas está cercado de responsabilidades sociais, vive numa sociedade que oprime sua família e é obrigado a trabalhar para evitar a vergonha geral.
Pais fracos, como os da sociedade marginalizada pelo processo capitalista, multiplicados por milhões em todo o planeta. Se o personagem central da história fosse considerado como um padrão de sobrevivência, comendo e bebendo pouco, trabalhando para juntar os restos dos outros e viver numa birosca qualquer, não haveria nada de surpreendente.
O baratão que surgiu na redação era do tipo folgado, sem nada a ver com o personagem estranho do Kafka, antecessor dos cucarachas latinos, como somos carinhosamente designados pelos norte-americanos.
Baratões sem destino, andamos a esmo, tentando fugir de nossa sina de submissão aos interesses transnacionais, e pasmem, nossas vidas são pesadelos muito maiores que os do pobre personagem central. Ele se vira para tentar explicar aos pais e patrões que está sofrendo, mas o patrão quer lucro e os pais imploram pelo pão de cada dia, como os supliciados das favelas. Deixei que o baratão fosse embora. Não sou patrão, e a luta continua.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui