Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um lugar ao Sol -- 22/04/2002 - 01:51 (Valdir Antonelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A internet se mostra como um terreno fértil para quem quer mostrar o seu trabalho para um público potencialmente maior e sem fronteiras. Um bom exemplo disso é o site de músicas MP3.com. A quantidade de artistas que mantém parte de seu repertório disponível no site é gigantesca e os artistas brasileiros também fazem parte desta “festa”.



A maioria esmagadora dos brasileiros que estão no site são bandas de hardcore e suas vertentes mais próximas, com destaque para o que foi chamado de emocore. Mas nesse mar de punk rock, encontramos diversas surpresas, nos mais variados estilos.



De São Paulo e Rio de Janeiro vem a grande maioria das músicas, mas tem gente de todos os estados aproveitando as facilidades da net para divulgar o trabalho. E mesmo artistas já conhecidos usam este meio, Lobão, o blues man Nuno Mindelis, que não é brasileiro, mas vive por aqui, também são um deles. O CPM 22 é outro, mas o grosso são de artistas independentes, que ainda buscam um lugar ao sol.



Bossa nova, MPB, pop, rock, ska, rap, até adulto contemporâneo, são apenas alguns dos estilos escolhidos. Letras em português e inglês, o que demonstra o interesse e a abrangência que estes artistas podem e querem conseguir, muitos com cd’s gravados em bons estúdios, outros apenas com demos caseiras.



Nas próximas semanas eu pretendo falar um pouco mais sobre estes músicos e alguns outros, afinal, existe muita coisa boa disponível no MP3.com e que eu não consegui ouvir ainda. O saldo desta investida? Muito positivo.



***



Bossa nova ou samba?



A linha que separa a bossa nova do samba é tênue, pelo menos nas amostras que encontrei por lá. Com um bom trabalho e com uma retaguarda de dar gosto a qualquer artista, Sandra Ávila é uma das novas vozes que estão usando a net como meio de divulgação. A curitibana lançou o CD Veludo, e deixa disponível para download uma boa parte do material do disco que conta com composições de Ivan Lins, Zé Rodrix, Tavito, Fátima Guedes entre outros nomes de peso da MPB.



Outro artista que me surpreendeu foi Landinho Marques, que também teve o apoio de gente grande da música brasileira, como Carlinhos Vergueiro, Ronaldo Boscoli e João Nogueira, sempre compondo em parceria com Landinho. Faixas de dois cd’s estão disponíveis para download. Tirando uma ou outra afetação que o fez parecer Cauby Peixoto, as composições ficaram bem acima da média do que tenho ouvido de MPB ultimamente.



Infelizmente o site não tem uma categoria para o samba, então acabamos encontrando pérolas perdidas dentro da bossa nova. Não que isso diminua o trabalho feito, mas mostra que o MP3.com ainda não está bem preparado para cobrir corretamente os gêneros mais regionais. É o caso do Cilico+Amigos=Parceria, que reúne músicas compostas pelo Cilico nas vozes de seus amigos, entre eles, Beth Carvalho. Uma excelente amostra do samba carioca que não chega aos nossos ouvidos.



***



Punkemohardcoreska



É exatamente esta salada de letras o que encontramos, um balaio gigantesco. A grande maioria imita descaradamente bandas americanas como Green Day e NOFX, outras conseguem se destacar não por trazerem algo novo, mas por trazerem letras acima da média, um vocal decente e bons músicos. O Sugar Kane de Curitiba é um bom exemplo de como se fazer hardcore com boa dose profissionalismo. Mas cuidado ao ir atrás do trabalho deles no MP3, tem uma banda francesa com o mesmo nome por lá.



Os veteranos do Garage Fuzz, de Santos, também dão as caras por lá com músicas de todos os seus trabalhos. Eles se colocam como punks, mas o trabalho da banda vai muito além disso, lembrando as vezes bandas mais pop, com uma produção mais bem feita. O Garage Fuzz faria frente a muita bandinha importada. Sinceramente, tem executivo de gravadora que tem que aprender a usar a internet.



Existem dezenas de outras boas bandas, mas que pecam, principalmente, nos vocais. Punk não é só gritaria, mas também ritmo.



***



Elas também dão as caras...



Para quem pensa que a internet e a música são coisas somente para homens (sim, ainda tem gente que pensa assim), seria bom que eles ouvissem o que estas meninas andam aprontando. Sejam bandas totalmente femininas ou apenas nos vocais, as mulheres mostram que também fazem boa música. Coisa que eu nunca duvidei.



A banda carioca Staples é formada por três garotas e um cara na bateria. As riot grrlz mandam ver no punk rock. Elas não dizem mas tem claras influências do Hole e outras bandas femininas americanas, como o L7.



De Minas vem o Whisper, com um som extremamente pop e feito em inglês, prontinho para o mercado americano. Até seu site é totalmente em inglês, não havendo uma versão em português... Várias baladas da banda estão disponíveis para audição e são perfeitos para a programação noturna das rádios, no meio das Celine Dions da vida. Uma boa pedida e além de tudo made in Brazil.



E lá de Porto Alegre, o Wonkavision, a banda que já se tornou cult, mantém um bom número de músicas para download, que dão uma pequena amostra do potencial do grupo. São 14 sons muito bem produzidos, o que por si só já garante vários minutos de sossego para os ouvidos.



Continua...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui