Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->VERÃO: 40 graus -- 17/12/2002 - 06:32 (Mariana Antonelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ainda deitada, sinto o sol acordar mais forte, cismando em me despertar. E meus olhos deom por causa da claridade. No céu há um aviso todo colorido dizendo: "hoje é dia de praia!"
Esfrego meus olhos, me espreguiço desde os dedos do pé até a cabeça, levanto e pulo da cama já tirando a camisola. E vou correndo em direção ao biquíni!
Visto, ajeito, desamarro uns laços, faço outros, ajeito no bumbum, me olho no espelho de um lado, do outro, de frente, de costas, dou um sorriso, recolho minhas outras coisas e não mais vou me rastejando para tomar o café da manhã.
Corro pra cozinha, enfio uma ameixa na boca (verão sem ameixa, não é verão!!!!) e fico feito louca gritando minha mãe: "Pega a canga!!!??? Onde está o pente? E o protetor solar. Filtro 50??? Cê pirou, né mãe??? Vou chegar branquela e voltar pálida da praia...Ah!!! Pega também dinheiro!". Escovo meus dentes voando, saio descalça mesmo ansiosa para chegar no meu "templo".
Estacionar o carro? Não há problemas...as velhas malandragens de anos de praia me indicam a vaga certa. Desde os onze anos de idade eu frequentava Itaquiatiara - praia de surfistas, ondas, muito sol e gente bonita.
Saio do carro, pulando no chão feito uma macaca. Não sabia que estava pelando. (!!!)...e chego toda suada na areia. Reclamo do calor enquanto vou, praticamente, arrancando a roupa e ajeitando o biquíni ao mesmo tempo. Jogo
bolsa, revista, jornal e canga, tudo no canto ao lado da cadeira e nem olho para os lados. O mar me espera ansioso: "Vem, menina! Mergulha aqui!". Tá gelaaaada. Molho os pulsos, o pescoço...Um sinal da cruz. Vai na fé. Tchibum!
Mergulho.
Levanto com aquela cara..."Ai, que delícia."
Tento fazer xixi. Póxa, ninguém é de ferro...Mas sem ser na sua casa...ou em um lugar apropriado, há de ter uma certa concentração. Não consigo. Levanto pau da vida, mas....estou na praia!
Encontro fulano, beltrano, ciclano, encontro metade do mundo que vive em Niterói! E enfim, chego ao meu local, estendo minha canga, mas não paro um minuto deitada. Ando, converso, mergulho, ando de novo, converso de novo, mergulho mais duas vezes.....
Espero a tardinha chegar para assistir o sol se pór. E que coisa mais linda e ver o céu todo em tons de laranja, rosa, roxo e azul...Aquela paz de espírito de volta pro corpo e a hora de voltar pra casa!
Pego meu carrinho e pego, também, um engarrafamento básico! Mas nem me altero com isso. Volto feliz, com o rádio no volume máximo, cantando igual uma fugitiva do Instituto Dr. Phillipe Pinel. Quando piso em casa novamente bate aquela "lombeira" incontrolável. Então me taco cheia de sal nas almofadas mesmo, não estou nem aí...e durmo como um anjo durante umas duas horinhas...
Acordo suada (para variar um pouquinho neste verão do racionamento)...e aí sim vou para debaixo do chuveiro! Termino meu ritual com o sabonete, cremes e xampú, mas nem dá tempo de curtir como fiquei cheirosa e refrescada. Coloco correndo a roupa da academia: hora de deixar o corpo do jeito certo para caminhar nas areias generosas de Itaquatiara....
Afinal de contas, é verão! E a concorrência anda braba...

(Mariana Antonelli - 23/12/2001)
*DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS"
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui