Usina de Letras
Usina de Letras
99 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Por ti gela -- 18/12/2002 - 18:06 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A carta da jovem começava com uma declaração de amor. Foi o que deixou para o Romualdo, moleque danado que gostava de exibir troféus de suas conquistas.
A carta de Ribameire foi deixada no caderno do rapaz, no intervalo das aulas da escola Major Guapindaia, localizada na cidade de Porto Velho.
Romualdo voltou do intervalo e não teve dúvidas. Chamou seus companheiros de futebol para o deleite com o sentimento da moça. A primeira declaração trouxe muita festa para o ambiente escolar.
Ribameire era aluna da sétima série e Romualdo da oitava. Costumavam sair para namorar durante os intervalos, mas Romualdo já andava de olho em outra menina, Dorizete, irmã de Gleciane, que já havia entrado no seu rol de conquistas.
"Meu coração por ti gela. Minha alma já derreteu. O corpo incendeia". Pobre Ribameire, que teve tantas boas intenções ao escrever a carta.
No meio da troça entrou na sala a professora Neusamir, rigorosa com o quesito disciplina e estudiosa da língua portuguesa. Mal colocou o pé na sala e expulsou um dos rapazes, Cleomilson, que demorou para sentar.
Neusamir buscou o objeto de gracinhas e aproveitou para iniciar a aula pelo texto polêmico. Depois entrou num contexto de cidadania, limpeza, respeito e tomou duas horas da molecada com lições de moral e trabalho de debates envolvendo também o problema da falta de cultura entre os jovens.
Deixou a oitava e entrou na sétima série. Encontrou Ribameire sentada num canto, olhando a foto do Romualdo. Contou o episódio. Ribameire desatou a chorar.
A professora disse que todos os homens eram iguais, que não prestavam mesmo e lascou aula de gramática na clientela para evitar redações com termos esquisitos. Obrigou a pobre moça a escrever quatro textos de amor bem construídos para evitar gozações.
No outro dia o clima era outro. Romualdo até sentiu remorso. Tentou falar com a namorada, que sumiu de sua vista, e começou a passar mal.
Depois de uma semana chorando conseguiu articular melhor seu pensamento, e para provar que estava arrependido, escreveu uma carta que assim começava: " meu coração por ti bate".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui