Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Diabo Ouve MP3 Segunda Parte -- 01/05/2002 - 01:24 (Valdir Antonelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O MP3 vem sendo acusado de ser o grande vilão que esta diminuindo os lucros das grandes gravadoras, sendo que algumas estão até dispensando funcionários por isso. Mas será que ele é mesmo este demônio pintado por todos? Pelo menos aqui no Brasil com certeza não é, e no fundo nem lá fora deve ser. Antes de começarmos nossa conversa, é interessante eu colocar alguns dados sobre os preços dos CD s hoje no Brasil. O preço médio cobrado pela gravadora do lojista esta por volta dos 20 reais, a Warner, por exemplo, tem títulos sendo vendidos para o lojista por 25. Este CD deve chegar ao consumidor no mínimo por 25 reais, isso se não for um artista muito conhecido, se for, esqueça, por menos de 30 dificilmente vc vai achar, a não ser naquelas promoções relâmpago. Claro que esse preço vai variar de loja pra loja, seja pela quantidade comprada, seja, como eu já disse, pelo artista mas em média, os lançamentos não estão abaixo disso.



Em um mercado como o Brasil este preço é irreal, é absurdamente alto, ainda mais quando comparamos com o preço cobrado no mercado livre, nos camelos mesmo, que não passa de 5 reais cada disquinho. Tudo bem, você pode dizer que estou usando trabalhando com o mercado nacional, sendo que o grosso das vendas são fora do Brasil. A estes que pensam assim, apenas um dado, o Brasil é o quinto maior mercado de discos do mundo, e é o que mais tem chance de crescer, mas adivinha porque não cresce.



Bom, voltando ao nosso amigo MP3. A industria fonográfica o coloca como o maior mal, quando na verdade o erro esta na própria industria. Eu, por exemplo, não compro disco pirata, prefiro pagar para ter qualidade, mas baixo músicas pela net sim. Pra que? Simples, não vou gastar quase 30 reais para comprar um CD de um artista que eu não conheço, então o que faço, procuro músicas deste artista antes de me aventurar pelas lojas. Isso é pirataria? No meu entender não, e também não é pra muita gente que faz o mesmo. O problema é mais embaixo, nas ruas para ser mais direto. Afinal quem tem um pouco mais de dinheiro, dificilmente vai arriscar e comprar um produto sem qualidade.



Mas é o povão? Este que não tem computador, e só sabe o que é internet pelas novelas? Será que este "consumidor" tem idéia do que seja MP3? Ele esta mais interessado em comprar seu disquinho, para ouvir no seu aparelhinho meia boca e não quer pagar muito por isso, afinal ele não tem nem como pagar muito mais pelo CD. Onde será que ele vai comprar o disco daquele artista que toca na novela? Com certeza não será numa loja especializada pagando uma fortuna, vai no camelo da esquina onde com 5 reais ele volta pra casa feliz com o seu CD.



Mas pra que correr atrás de camelo, correr o risco de ser linchado para recolher alguns "poucos" CD s, é muito mais fácil ficar sentado no seu escritório, vasculhando a net a procura de sites que coloquem umas duas ou três músicas para download, ou então um site onde vc encontra apenas links para outros locais, mas não no próprio servidor. É muito mais simples ameaçar um site que tem pouquíssimos visitantes e que talvez seja feito por um adolescente. Sem correr nenhum risco.



Não estou falando que as organizações criadas pelas gravadoras para inibir a pirataria não estejam correndo atrás dos camelos, mas o que vemos é que o número de camelos vendendo discos não baixa, e que a fiscalização também não age. Se você for de São Paulo procure dar uma volta pelo Largo da Concórdia no Brás, pelo centro da cidade, ou até mesmo pela Paulista, é um mercado gigantesco, onde a cada dia aparece uma nova barraca. Então pra que essa birra tão grande contra o MP3?



No fundo a solução seria simples, todos os envolvidos na venda dos discos poderiam diminuir um pouco a sua taxa de lucro, com um CD de preço mais em conta, mesmo este consumidor que hoje compra de camelos, pensaria duas vezes antes de escolher entre um produto com boa qualidade de outro com qualidade duvidosa. Afinal para as gravadoras o disco não deve sair assim tão caro que justifique pedir mais de 10 reais por ele, afinal entre a produção do disco, gravação, grana pro artista e promoção isso não chega a estes 10 reais, mas a ganância por lucro cada vez maiores fala mais alto. Esta na hora de gravadoras e lojistas pensarem em ter lucro vendendo mais, e não vendendo pouco por um preço exorbitante.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui