Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NO CANTO ESCURO DO CORAÇÃO, MEU PRIMEIRO ROMANCE -- 05/05/2002 - 20:07 (MARIA DAS DORES OLIVEIRA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Acabo de lançar o meu primeiro romance NO CANTO ESCURO DO CORAÇÃO. Foi uma batalha de anos, para a realização deste sonho, como os colegas escritores sabem, as oportunidades são raras para os novos, principalmente, residentes no interior como eu. Quero apresentar-lhes o livro, através do resumo a seguir.

MENSAGEM: POR QUE NO CANTO ESCURO DO CORAÇÃO





Mário de Andrade, que foi um dos nomes mais importantes do movimento modernista e que ao meu ver, foi o Caetano Veloso dos anos 20 no sentido de criar polêmica, dizia que a obra em si, não importa, o que importa, é a função social da obra. Desde os meus primeiros escritos tenho consciência disto. Seja qual for o gênero, poesia, ou prosa, a obra literária não deve apenas emocionar e encantar deve fazer o leitor pensar, refletir. Mesmo um conto ou crônica engraçados, não podem apenas nos divertir, devem conter uma crítica da realidade.

O senso crítico, a observação do meio sócio-econômico-político em que eu vivia, me inspirou a escrever este romance. Eu tinha 18 anos (que os críticos levem em consideração a inexperiência e o entusiasmo da idade, ao analisarem a obra). Nele, não retrato aqueles que aqui chegaram e fizeram fortuna, tampouco, aqueles que tiveram participação ativa na história do município e têm o devido reconhecimento da cidade. Retrato as personagens anônimas, que aqui chegaram, trazendo seus sonhos, suas perspectivas de trabalho e de melhoria de vida. A maioria vinda do meio rural e creio que muitos de vocês identificar-se-ão com eles. A cidade convidava, seduzia, mas não oferecia oportunidades iguais a todos. Sempre observei, que tinha o outro lado de Ipatinga, que a industrialização ignorava e isto, acarretava sérias conseqüências à própria cidade. Ao mesmo tempo em que propicia uma boa qualidade de vida a seus habitantes, Ipatinga vai adquirindo os mesmo problemas sociais da Capital, a nível proporcional.

O título “No canto escuro do coração” é o ponto em comum dos três protagonistas da história.

1a personagem, Cotinha: Não conto sua história passada, não importa de onde veio. Ela já chegou aqui sem sonhos, seus projetos já haviam sido guardados no canto escuro do coração. Veio mendigar e sobreviver.

2a personagem, Cláudio: Chegou à cidade ainda menino, um escritor em potencial. Idealista, vê seus sonhos esmagados por uma sociedade, que visa o lucro imediato e não tem lugar para a arte. Um certo dia, ele desiste de tudo, mas não tem coragem de jogar os seus escritos fora,, arruma tudo dentro de um guarda-roupa. Isto simboliza, que guardou os sonhos no canto escuro do coração, renunciando a tudo.

3a personagem, Fernandinho: Nascido na cidade, cresceu junto com ela. É conseqüência de suas mazelas e demências. Procura uma oportunidade e quando aprende a sonhar e começa a fazer planos, esbarra em um sistema social, que exclui aqueles que não preenchem os seus padrões pré-estabelecidos. Ele, também desiste e deposita os sonhos no canto escuro do coração.

Nós, de algum modo, também temos sonhos guardados no canto escuro do coração, que a velocidade do tempo e as urgências do momento fazem com que, nos esqueçamos deles.

Espero que gostem do livro, embarquem nesta estação memória e que façam uma boa viagem através do tempo, para a nossa querida Ipatinga do passado. Desejo um passeio emocionante a todos!



O livro está a venda no meu site e será enviado pelo correio. O preço é R$10,00, sem taxa postal. Site www.pensarte.2x.com.br

Aguardo a visita de todos egostaria que lessem o livro.

DORA OLIVEIRA - IPATINGA/MG



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui