Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A VIDA EM COMUNIDADE -- 04/10/2006 - 17:00 (ANTONIO LUIZ MACÊDO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A VIDA EM COMUNIDADE

A Comunidade é um Dom, um presente, uma Graça do Espírito Santo. O mesmo Espírito que pairava sobre as águas, nos meandros da Criação, se derrama na sua gratuidade e faz da vida comunitária uma nova perspectiva da vivência do amor e da fraternidade.
Criado à imagem e semelhança de Deus, o homem é destinado a viver a comunhão e o amor. Comunhão e amor que se manifestam como Dom de si aos outros, livremente, sem amarras e sem medidas.
Este foi o projeto original gestado no coração do Pai. Mas o mau uso da liberdade fez com que a criatura sonhada por Deus ouvisse a outra voz e, conseqüentemente, se afastasse do Criador. Na sua misericórdia que transcende toda a inteligência humana, sua voz se faz ouvir como um eco que ultrapassa o tempo e o espaço, e a promessa ressoa pelos séculos: "Porei inimizade entre ti e a mulher..." E desse proto-Evangelho inicia-se o projeto de Salvação.
Uma das grandes provas do amor de Deus por nós está em Jo 3,16: "Deus amou tanto o mundo que enviou o se Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." Amados, escolhidos e eleitos por Deus, não poderíamos seguir ao revés, já que havíamos sido modelados pelas suas mãos e tecidos no seio materno. Revestindo-se de nossa carne, humanizando-se para nos divinizar, o Pai nos ensina em seu Filho que o poder é servir. Serviço que se manifesta na humildade e na obediência que o leva à morte de cruz e à Ressurreição, sementes de novas comunidades semeadas pelo Espírito Santo doado na Cruz.
As comunidades são chamadas a ser sinal da vida e comunhão inaugurada por Cristo. Comunhão que gera a fraternidade e a partilha, onde todos são irmãos e convidados a viverem juntos, construindo-se mutuamente a partir da oração pessoal, comunitária, da Eucaristia e da vida sacramental. Fraternidade que se faz pela doação de si mesmo.
A Comunidade é uma escola de amor, onde o perdão, a renúncia, a compreensão, a aceitação de um pelo outro, o acolhimento, a fé e a esperança, são luzeiros que indicam um novo caminho a seguir, uma nova meta a alcançar: A SANTIDADE.
Santidade que emerge da alegria de viverem juntos na diversidade de uma unidade permeada de diálogo, de conhecimento, edificada sobre o alicerce da sinceridade e da autenticidade.
Outrossim, a Comunidade é o lugar por excelência de crescimento e amadurecimento humanos, tanto da própria identidade, quanto da afetividade e da convivência com "pessoas difíceis". Isto nos leva a sentir a necessidade imediata de uma formação permanente, onde os Conselhos Evangélicos - pobreza, castidade e obediência - possam ser solidificados e vivenciados na solidariedade que norteia o Amor Ágape.
O Carisma é a marca registrada da Comunidade. É a sua identificação. É o seu jeito de ser dentro da Igreja. É o que a diversifica e a une à Cátedra de Pedro. E o sinal da fraternidade é a união que tem a força de abrir os corações à Fé.
A Comunidade é essencialmente missionária. Sem a missionariedade ela se descaracteriza, introspecta-se, sucumbe e morre. "Será grande a sua ruína!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui