Usina de Letras
Usina de Letras
93 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62241 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5439)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6195)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Um brado feminista de libertação e igualdade de direitos -- 21/04/2003 - 11:01 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM BRADO FEMINISTA DE LIBERTAÇÃO E IGUALDADE DE DIREITOS.

Não está direito, mas não está direito, mesmo!

Eu sei rezar bicheira de animal, que não fica um só ovo de beronha no bicho: cai tudo! E quando o animal é fujão, eu rezo o passo dele, a pegada, sabe como é? Não posso dizer aqui a reza, pra não perder a força da benzedura, mas que é das legítimas, é!

Tenho umas rezas boas para endireitar a vida, tirar mau olhado, desfazer coisa-feita, pragas e encantamentos; outras para lumbagos, desfazer catombos e sei “costurar” qualquer torção ou desconjuntado.

Reconheço passarinho, ou qualquer ave agourenta, pelo canto e cobra pelo bote. Não há mandinga que me pegue e nem danação que não fuja do meu ramo de arruda. Sou uma danada para fechar-corpo.

Olha, numa noitinha eu vinha vindo da casa da comadre Maria, onde fui levar uma garrafada para espinhela-caída, quando ouvi uma zoada no curral: lá estava o caipora, com aqueles pés grandes dele, virados para trás, montado num cateto que não tinha tamanho, azucrinando as vacas. Daí eu peguei a rezar o meu bendito, para estas ocasiões:

“Ofereço este bendito
para o Senhor da Cruz.
para me livrar do maldito
para sempre, amém Jesus”.

O caipora entrou ventando no mato, com o porco cateto chiando, apavorado!

Não há boitatá que não fuja do meu esconjuro e quando o saci se mete no meu sítio, para fazer estrepolias, como gorar os ovos das galinhas, eu já tenho reservado para ele um pedaço de fumo de rolo. Ah! o caboclinho é doido por mascar um fuminho e, lá vai ele, todo serelepe, cuspindo de banda.

Numa sexta-feira-gorda, quando o sete-estrelo estava bem alto no céu, eu ouvi um bufo medonho ! lá para os lados da pirambeira. Pensei: só pode ser bufo do gigante Gorjala! então peguei a cantar o bendito que aprendi com um rezador africano, porque, para o gigante Gorjala, é preciso fogo forte! O Gorjala? O Gorjala devora um vivente como quem come frango assado - nhóc, nhóc, nhóc , às dentadas!

Não minto, não! Eu estava com medo, sim, mas mesmo tremendo eu cantei:

“Que eu camá-camá
Que eu catolé...
Ô Zerirê...
Cum Zeriré!”

E assim cantando, com o dedo indicador mais o dedo mindinho da mão esquerda apontando para ele, fui levando o gigante para o lado do buracão sem fundo; o monstro foi se afastando, se afastando, com aquele olhão que ele tem no meio da testa, arregalado de medo, e danou-se lá dentro. Pum! Subiu um poeirão.

Nesse momento, uma estrela riscou o céu, deixando um traço de fogo. Daí eu disse, bem depressa:

-- Deus te guie, zelação!

As almas penadas, as visagens me aparecem pelo caminho, me pedindo rezas; mas eu troco as rezas pelos segredos de tesouros escondidos ou enterrados. Já achei mais de vinte!

Eu sei uma porção de “causos” de lobisomem e assombração, mas não conto para ninguém.

Ah, se eu fosse homem, vivia acocorado nos calcanhares, pitando um cigarrinho de palha, dando umas cusparadas bonitas, dessas que passam assoviando entre os dentes e vão parar lá nas distâncias, e matava o meu tempo contando as aparições de fantasmas e outras visagens...

Mas mulher não pode fazer destas coisas! É logo chamada de feiticeira ou bruxa.

Que discriminação!
_________________________________________


Mande suas crítica e comentários. São muito importantes para mim.
Christina.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui