Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Caça ao teiú -- 24/04/2003 - 18:53 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CAÇA AO TEIÚ

Eu estava escrevendo na varanda – na linda varanda que Deus me deu, rodeada de verde por todos os lados – quando meu neto de três anos chegou afogueado. Vestia um calçãozinho, umas botas de chuva, trazia na cabeço um capacete de motoqueiro e nas mãos uma metralhadora de plástico, dessas barulhentas:

- Vovó, vamos caçar teiú?

Qual a avó que não adere, imediatamente, ao convite?

- Vamos! Eu ponho o meu chapéu de explorador, pego uma espingarda...

- Você precisa botar botas, vovó – disse ele, olhando para os meus chinelos.

- Lógico, ponho as minhas botas de borracha e chamo o Vidabá.

- Vidabá vai também?

- Claro, nós precisamos de um valente cão de caça.

- Vovó, Vidabá é valente? – Perguntou desconfiado.

- Valentíssimo! Ele vive molenga, dormindo pelos cantos, para disfarçar.
Ele não quer que os teiús saibam como ele é valente e esperto...

- Eu vou na minha moto. Se você quiser pode ir no meu velocípede!

- Que maravilha! Adoro caçar teiús montada num velocípede!

- Eu já arranjei uma lata bem grande – ele abre os bracinhos – para botar o teiú. Você leva a lata pra mim?

- Levo. Posso até amarrar a lata nas costas, feito mochila

- Mochila,vovó?

- Sim, os caçadores usam mochilas para carregar comida.

- Teiú morto?

- Sim... na volta trazem teiú morto na mochila. Na ida podemos levar laranjas, biscoitos...

- Minha mamadeira...

- Isso mesmo! Enquanto esperamos o teiú, você vai tomando a sua mamadeira.

-Teiú não gosta de mamadeira, não, vovó? – Pergunta, assustado.

- Não, ele é um grande papador de ovos, isto sim!

- Depois você cozinha o teiú?

- Ô, carne de teiú é uma delícia! Branquinha, mais gostosa que carne de galinha! Eu tiro o couro com cuidado e dou pra você pendurar na parede como troféu.

Foi a vez dele ficar admirado e me olhando com aqueles olhos lindos, pestanudos, indagadores:

- Tro..tro... o que, vovó?

- Troféu. É...bem, eu explico: quando a gente caça um bicho, a gente pendura a pele dele na parede, para mostrar o tamanho do bicho que a gente teve coragem de caçar. Isso é troféu. Os caçadores penduram cabeças de tigres, peles de onças, dentes de elefantes...

- Ah! então eu vou pendurar a pele do teiú e vou pendurar também um gafanhoto verde que está mortinho, lá no banheiro. Você acha que eu posso pendurar uma perereca?

- Não, perereca não! Ela é boazinha, porque come moscas e pernilongos. Eu acho bom, mesmo, nós prepararmos a nossa caçada de teiú...

- Vamos agora?

- Enquanto você arruma as nossas coisas, eu vou terminando este meu trabalho. Depois iremos caçar.

- E se aparecer uma girafa, vovó?

- Ah, daí eu digo assim: Dona girafa, quer fazer o favor de colher algumas mangas para nós?

- E ela colhe, vovó?

- Lógico! Não precisa se esforçar, com aquele pescoção...

- Depois a gente pode voltar para casa montado na girafa, não é, vovó?

- Mas que delícia! Eu adoro montar girafas!

Que pena que o leitor não possa ver a cena do menininho de botas, capacete de motoqueiro, a avó de bermudas, botas de borracha, chapéu de explorador e lata-mochila nas costas; ambos de metralhadora e espingarda em punho, cavalgando uma girafa. Esqueci do Vidabá! Gordo, moleirão,seguindo impávido na frente.

Os teiús que se cuidem!






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui