Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Garrafa Suja de Oleo e lama II -- 10/05/2002 - 02:59 (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA/Alcir J.T. de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esta foi aresposta que enviei a um e-mail, seco e lacônico, que recebi , sobre uma correspondencia eletronica , enviada com o intento de tentar conseguir ajuda de uma publicação de tradição respeitavel e de luta contra tudo de errado que abateu-se sobre o pais desde a republica velha ,O JOrnal do Brasil, na pessoa de seu editor fritz utzeri; em uma campanha solitária contra a industria do petróleo, que vem cometendo toda a sorte de atitudes nada abonadoras, contra o povo brasileiro. Maiores informações, leiam o Falso Altinget, tambem de minha lavra.















Rio de Janeiro 27/04/02









Sr.





Em primeiro lugar , quero agradecer por ter dado atenção a meu e mail e também, pela confiança em enviar-me seu telefone e endereço para correspondência , sou um leitor assíduo de sua coluna e sinto-me honrado com sua atenção.

Apenas um pouco sobre mim, de forma sucinta para que tenha alguns dados sobre a pessoa que esta tomando seu tempo; meu nome e Alcir Jose Trigo de Souza , tenho 44 anos , sou (fui) mergulhador professional por 25 anos , vivi fora do Brasil por muitos anos (de 1979 a 1991 ) , servi na Legião Estrangeira sobre um contrato de 5 anos , e dei baixa ao fim da guerra do golfo , quando retornei ao pais , falo fluentemente quatro idiomas e sempre estive envolvido com o mar de alguma forma durante toda a minha vida.

E foi assim , por força desta opção de vida , que acabei entrando em contato direto com todas as coisas , que posso relatar ,estarem acontecendo , na industria de prospecção de petróleo no Brasil . Fui contratado em agosto de 2000 pela companhia Sedco que trabalha a serviço da Petrobrás em perfuração e exploração de poços de petróleo , em meu caso na bacia de Campos , mais precisamente na área de Roncador. Fui contratado como Radio Operador , e mesmo sem nenhum conhecimento prévio, sai-me muito bem durante o período de experiência o que qualificou-me a realizar um curso de extensão, GMDSS OP pago pela firma feito em inglês , onde fui o único da turma com media 100% . Como GMDSS OP das muitas funções que faziam parte de meu dia a dia , em minha opinião com exceção da de guardar vigilância as transmissões e coordenar via radio as operações entre a unidade e embarcações e principalmente aeronaves, cabia-me zelar pelos interesses de 21 companheiros que faziam parte da crew a qual fui designado, tão a serio levei minhas obrigações para com eles , que hoje aqui estou demitido e envolvido em um processo trabalhista contra a companhia.

A Sedco foi comprada juntamente com a Rb Falco pela Multinacional Transocean formando assim a hoje chamada Transocean Sedco Forex., a maior companhia de prospecção de petróleo do mundo ( Na verdade subsidiaria da Schlumberger int.) .Aqui então tem inicio meus problemas com a empresa , por discordar de atitudes , tomadas pela gerencia de minha unidade no que dizia respeito a forma como algumas pessoas eram tratadas, leis trabalhistas desrespeitadas , um numero crescente de acidentes , dificuldade , para que brasileiros ascendessem a posições de supervisão ou sequer fossem promovidos e inúmeras outras atitudes que eu considerava serem lesivas a todos nos tomei a iniciativa de subsidiar-me com tudo o que poderia servir como forma de proteger-me de qualquer atitude incorreta da empresa contra mim ou qualquer outro companheiro.

O Sr, Ricardo Boechard em sua coluna no mês passado assombrou-se sobre o aluguel de uma plataforma custar US$ 250.000 por dia , pois a minha unidade em Roncador , custava US$ 365.000 por dia e isto e apenas o valor da unidade sem incluir ai o custo do pessoal . Apenas um detalhe os nossos salários (dos brasileiros) nos e pago em reais , porem e cobrado da Petobras em dólares ( obviamente que não recebemos o valor corrigido), os expats ( abreviatura de expatriated) , recebem pela mesma função de 5 a 10 vezes mais do que nós e, detalhe sequer pagam imposto de renda, enquanto os nossos reduzidos salários ( menores do que os nossos na industria somente na África, excetuando a África do Sul) ainda recebem uma boa mordida na fonte.

Este relato, e apenas a ponta do iceberg , tenho muito mais como; porque o estatuto da Petrobrás teve de ser alterado as pressas para acomodar o francês na presidência, como glebas durante sua gestão foram adquiridas pela ELF e o petróleo jorrava a profundidades ridículas ( 1259m) , como o GEOP e suas excelentes informações sobre lençóis estão sendo negociadas, ( glebas previamente mapeadas e já com projeção de capacidade prospectiva, são negociadas pela ANP ´por ínfimos US$100.000 e já no primeiro ano dão lucro de US$ 137.000.000), como se encaixam Reischstull, Gross , Petrobrás , Globopar, BNDSS ? o que realmente acontece e o que e lançado no meio ambiente quando se explora petróleo a grandes profundidades, quem são os que realmente lucram com a industria do petróleo no Brasil ? ( Basta ver o quanto pagamos pelo litro de uma gasolina de baixa octanagem para saber que não e o consumidor brasileiro e posso garantir-lhe que também não são os cidadãos brasileiros que trabalham na industria quero dizer a bordo das unidades) , quem eram os verdadeiros proprietários da extinta Marítima atual Pride International ? o que de verdade aconteceu com a P36 e muito mais.

Gostaria , de fornecer, maiores detalhes , porem acho que este email ira transformar-se em uma novela , se for de seu interesse estou pronto a conversarmos pessoalmente; devido ao fato de estar acionando a empresa judicialmente reservo-me o direito de manter em sigilo (e como forma de proteção) determinadas fontes e documentos , porem de bom grado lhe apontarei o caminho sem pedras para o petróleo e para a imundice que o cerca.



Saudações

Alcir de Souza







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui