Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Combinados -- 04/09/2000 - 15:36 (Maria Abília de Andrade Pacheco) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O gesto sempre mal-educado de consultar o relógio sob a manga do casaco. Quando a coisa descamba para a falta de educação, é de uma tristeza! O inútil exercício de pinçar respostas para um acontecimento que vem e se perpetua: por que, meu Deus, se? Batata: meu almoço com o Zeca era um teatro vivo. Nos distraíamos boquiabertos com o movimento à nossa volta no shopping, enforcados estivéssemos pelos nossos cronômetros. Como se sobrássemos naquele arranjo todo. Eu estava perdoada desde o início porque tinha avisado: estou com pressa – uma meia-recusa. E qualquer pessoa desistiria do convite. Não o Zeca. Não ele. Manso, tinha “aquela” calma suficiente, nem mais nem menos. Pouco comemos, de pudor de ferir o outro com nosso apetite. Combinávamos no silêncio os próximos gestos e, por coincidência, obedecíamos a uma ordem que se nos impunha. Cadê a tradicional rebeldia, os panfletos? Naquele balé sem música venceríamos os trinta minutos que nos amarravam e cumpriríamos aquele dever penoso de suportar o avançado da hora, mais pontudo até do que o medo de não nos vermos nunca mais, e de ser aquele encontro o derradeiro, o ritual de nós dois sendo sepultados um para o outro. Dali por diante, se nos trombássemos, agora era de boa gentileza o outro virar a cara para buscar enxergar outra coisa qualquer que fosse. Podia o outro até passar com olhos fixos sem desviar a cara, mas era tranqüilo que, se arriscasse um alô, o outro gozava de atestado médico para não responder nada. Outros seríamos então. Até já era possível nos antevermos daqui a pouquinho nos dizendo tchau, beijinho para lá, beijinho para cá, num alívio finalmente. O que era um crime. Se nos adorávamos, agora termos que nos estourar em mil fugas!
Naquele suplício de estica-tempo, vimos ao mesmo tempo, os dois, obrigados a dar cabo daquele tormento todo. Salvos pelo garçom, que, quando demos fé, já recolhera nossos pratos. Não ousei a sobremesa, pensando bem. O Zeca também não. Também não lhe perguntei se queria mais alguma coisa. Ele, de sua vez, dedilhava os segundos que ainda tínhamos. Mas seria um crime despedirmo-nos com meia hora de desfavor. Ainda tínhamos meia hora para sabe-se lá o quê. E, por outra, não entregaríamos nosso butim sem luta. Estávamos voltando à carga, desafiando, farejando o ar. Tínhamos de ganhar mais uma.Venceríamos tudo aquilo e conquistaríamos a plenitude de, marcado o tempo, alcançarmos ainda o prazer frugal de estarmos um com o outro compondo uma obra a quantas mãos. Já se via que, de impotentes, agora ousávamos. Então arriscamos namorar vitrines. E conseguimos sair dessa de mãos dadas, rindo um para o outro. Quem visse, adivinharia que não perderíamos tempo com nenhum tempo que não fosse aquele nosso. Mergulhados um nas graças do outro, tudo era de uma beleza, as vitrines tingindo-se de verde-limão, pinque botão, cítricas e aciduladas. E, tão soberanos reinávamos, que debochávamos de todas as maravilhas – fosse pelo preço inalcançável dos badulaques, fosse pelo excesso de sermos enfim nós de nosso mundo, sem relógio e sem impulsos cronometrados, rítmicos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui