Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O MAL do século -- 21/10/2000 - 19:36 (Maite Schneider) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Preconceito: substantivo masculino que dilacera homens, mulheres, gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais, negros, judeus e todos os que são fora do paradigma vigente imposto pela sociedade. É ele, o maldito, o verdadeiro MAL do SÉCULO.

O preconceito dói , machuca e por vezes acaba matando gente como a gente. Gente que vive e quer viver. Gente que faz e que constrói.... Gente que é gente.

O pior dos preconceitos é o preconceito contra a orientação sexual de uma pessoa, haja visto que é o mais visado e o mais odiado pela grande "maioria" ,que se diz pensante.

Expliquemos:

- O pior castigo para um pai negro é ter um "filho travesti"

- O pior castigo para um pai judeu é ter um "filho gay"

- O pior castigo para uma mulher é ter uma "filha lésbica"

- O pior castigo para um homossexual, para uma lésbica, para uma travesti, para uma transexual, é não poder viver e ser ele(a) mesmo(a).

O preconceito não é tema novo. Surge, na antigüidade, com os regimes escravagistas e presas de guerra. Passa pelos indígenas e negros; que são as vítimas do Novo mundo. Segue com os judeus, os cristãos novos e os homossexuais, todos exterminados por "Hitlers" da vida, que emcontramos no nosso cotidiano.

Preconceito é crime, simplesmente por ir contra a norma máxima da Constituição Brasileira de que todos são iguais. Já se pode através desta norma enquadrar a discriminação como crime, sem que para isso precisem ser criadas jurisprudências ou leis complementares.

É importante também que notemos a diferença entre preconceito e discriminação. Muitas vezes usamos estas palavras como sinônimas, mas não são. O Preconceito é de foro íntimo e trata-se do conjunto de princípios e verdades negativas e não comprovadas por experiência própria, que trazemos e que são inerentes à nossa pessoa. Estas "verdades" nos são trazidas por educação familiar, educação escolar, amigos, mídia e outros meios mais.

Já a discriminação, é a exteriorização do preconceito. É o conjunto de atos e atitudes que extravazamos para o nosso cotidiano, interferindo negativamente na vida do nosso próximo.

O preconceito deve ser mudado através de uma educação de base e de uma construção positiva no sentido da igualdade, respeitando sempre a diversidade. No caso da discriminação, a penalização deve ser o mais imediata possível., e devem ser considerados estes atos discriminatórios como crimes, sejam eles comissivos ou omissivos.

Todos temos preconceitos. Em diferentes escalas e graus. Não temos como fugir deles. Eles vêm arraigados com nossa cultura. Entretanto, reconhecer o preconceito é a principal arma que temos para lutar contra ele.

Ter preconceito já não é uma coisa positiva em nossas vidas, agora ter preconceito com relação a si mesmo, é realmente muito depreciativo. Devemos arrebentar as algemas que nos prendem a ter pena de nós mesmos, a sermos sempre vítimas de algo que não nos é passível de mudança. Devemos ser felizes em essência, e essa felicidade não pode e não deve estar condicionada à alguém ou a alguma coisa. Um dia, este alguém parte.. e esta coisa se parte...

Temos que ser felizes HOJE, no momento presente.... Lógico que o momento é de lutas, brigas e muitas batalhas, contudo a visão de um futuro sem injustiças ( sejam elas quais forem), sem discriminação e sem valorização do TER ( em contrapartida com o SER ) é próximo e não significa mais uma utopia, na vida de pessoas que acreditam neste mundo melhor.



© Maitê Schneider

http://www.maite.cjb.net

maite1@uol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui