Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Guajuvira -- 31/12/2002 - 13:15 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Foi coisa de paixão. A moça morreu naquele dia. Revólver. Tiro na cabeça se eu não me engano.
A empresa do pai tinha o nome de Guajuvira. Uma palavra indígena lá dos campos do Rio Grande. Nunca tentei saber o que significava.
Achei estranho que a moça morresse de amor. Todos acharam o fim do mundo.
Na pequena cidade foi um grande impacto. Jovem, apenas 14 anos.
Não entendi por que alguém faria uma coisa daquelas. Por amor? Talvez, pois nunca tinha amado alguém.
Curioso é o tempo, que observa a mudança dos homens e conceitos. Um dia tinha 14 anos e achei que já amava alguém. Antes que pudesse dizer algo encontrei-a de abraços e beijos com outro. Entendi a palavra trouxa antes de amor.
Claro que também não perdi mais tempo com ela. Depois surgiram vários amores, em escalas diferentes de sentidos.
Foi uma delas que passou rapidamente com seu novo automóvel por aquela estrada de pó saliente na Semana Farroupilha. Eu estava sentado num banco sorvendo um mate com alguns amigos.
Passou e deixou a poeira para ser compartilhada, como os fragmentos de sonhos que alimentei durante algumas semanas.
Amor, não, exatamente. Mas tinha aqueles sintomas bestas de doer o peito, sonhar, imaginar uma viagem para algum lugar depois da curva que os eucaliptos da fazenda escondiam.
O carro novo era fruto de um amor novo. Dela. Trocava de amores com frequência, numa indelével busca do amor perfeito.
Foi perfeita a curva que fez em alta velocidade. Como os planos preciosamente executados.
A única coisa que não entendi foi o sentimento vazio ao ler um adesivo de propaganda no vidro traseiro do veículo. Guajuvira.
Já tinha aprendido a entender o amor. Entendi a mudança que ocorre na cabeça dela. Foi embora com o mistério da Guajuvira.
Matei o tempo tomando um mate. A morte dos sentimentos que o tempo leva...bem...deve ser Guajuvira mesmo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui