Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Morre dom Ávila, o general de Deus -- 24/09/2020 - 10:09 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Morre dom Ávila, o general de Deus

Félix Maier

21/11/2005

Morreu, no início da manhã de 14 de novembro de 2005, em Brasília, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, dom Geraldo do Espírito Santo Ávila. “Ele tinha um tumor retroperitonial próximo ao ureter, que se irradiou para o rim, provocando uma metástase no fígado” (JB online).

Velado na Catedral Militar Rainha da Paz, que ele mesmo havia construído, localizada no Setor Militar Urbano, o corpo de dom Ávila foi sepultado no mesmo local, dia 16 de novembro, depois de ser realizada uma missa de exéquias (campal), celebrada pelo bispo-auxiliar do Ordinariado Militar, dom Augustinho Petry. A homilia ficou a cargo do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz.

Autoridades se fizeram presentes para dar o derradeiro adeus a dom Ávila: o governador Joaquim Roriz, a vice-governadora Maria de Lourdes Abadia, os senadores Paulo Octavio (PFL-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS), e os deputados federais José Roberto Arruda (PFL), Osório Adriano (PFL) e Wasny de Roure (PT).

Após duas horas de celebrações religiosas, houve honras militares, com direito a três tiros de fuzil e 15 de canhão, equivalentes às de general-de-divisão.

Até a nomeação de um novo Arcebispo Militar, que será feito pelo Papa Bento XVI, dom Augustinho foi eleito Administrador do Ordinariado Militar pelo Colégio dos Consultores.

Dom Ávila, desde que foi nomeado Arcebispo Militar, em 12 de dezembro de 1990, a convite do Papa João Paulo II, dava expediente diário em seu gabinete – a Cúria - no Ministério da Defesa. Mesmo sem nunca ter prestado serviço militar, Dom Ávila tinha a patente de general-de-divisão e comandava um verdadeiro exército de capelães, tanto das três Forças Armadas, quanto das Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros). Os capelães são militares ordenados sacerdotes (católicos) ou pastores (evangélicos). Em assuntos estritamente religiosos, somente os sacerdotes prestam obediência ao Arcebispo Militar.

Dom Ávila era natural de Datas, MG, e deveria se chamar Waldir, seu primeiro nome, antes de ser batizado. A explicação está no Diário de sua mãe, a professora Maria Vicentina Gomes Ávila:

“Waldir do Espírito Santo Ávila – Nascido aos 10 de abril de 1929, forte e robusto até a idade de dois meses. Todos da família chamavam-no de Waldir, Waldirzinho. Mas logo depois apareceu na criancinha uma moléstia, que a sufocava. Recorremos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a São Geraldo para intercederem e Deus não deixasse a criancinha morrer. Fizemos, então, um voto: colocá-lo no Seminário ainda que fosse às esmolas e dar-lhe na Pia Batismal o nome de Geraldo. Deus aceitou o voto. E nós de coração gratos cumprimos fielmente o nosso voto" (Jornal da Comunidade, "Perfil”, 14 a 20 de fevereiro de 2004, pg. D4).

Em depoimento ao mesmo Jornal da Comunidade, dom Ávila lembrou que desde os seis anos de idade, quando fez a Primeira Comunhão, nunca mais deixou de comungar diariamente o Corpo de Cristo, e que o voto dos pais se limitava a colocá-lo no Seminário, que a decisão de se ordenar padre era somente sua:

“Mesmo quando ainda não havia tomado o conhecimento sobre o voto de meus pais, o meu brinquedo preferido era fazer papel de padre, celebrando missas de mentirinha dentro de casa. Eu reunia os irmãos, os vizinhos, os primos para assistir missas todos os dias. Havia uma senhora que fazia hóstias para a igreja, então ela me dava os retalhos da massa e eu fazia uma hóstia pequenininha; alimentava o turíbulo com cascas de laranja, fazia incenso com rapadura e promovia procissão pela rua afora. E quando me dei conta, muito antes de ir para o Seminário, descobri que a minha vocação era mesmo o apostolado de Cristo”.

No dia 02 de fevereiro de 1941, com menos de 12 anos de idade, o menino Geraldo entrou para o Seminário dos padres lazaristas, em Diamantina, MG, onde viveu durante 13 anos e completou os cursos Ginasial e Científico, depois os de Filosofia e Teologia.

No internato, o seminarista Geraldo se destacava como artilheiro de seu time de futebol. Adulto, Geraldo deveria dar ainda mais trabalho à defesa adversária, pelo porte de jogador de basquete que possuía, 1,82 m de altura, uma espécie de “Adriano das Alterosas”...

Ordenado padre em 29 de novembro de 1953, Ávila queria ser professor de Filosofia e Teologia no mesmo Seminário onde se formara. Em 9 de janeiro de 1954, o padre Ávila recebeu uma carta do bispo, dizendo que precisava trabalhar em Quanhães, cidadezinha pertencente à Diocese de Diamantina, como vigário cooperador. Ocorre que o vigário titular, cônego Sebastião Fernandes, dois anos depois ficou doente e foi se tratar em Belo Horizonte, ficando a paróquia aos cuidados do padre novato. Um ano depois, o bispo de Diamantina, dom José Newton, visitou Quanhães e elogiou a obra do padre Ávila, especialmente a comunhão em massa que promovia toda primeira sexta-feira de cada mês.

Em 1957, padre Geraldo foi chamado para trabalhar na catedral de Diamantina, “o que equivalia a uma promoção”.

No final de 1961, quando dom José Newton foi transferido para Brasília, este pediu a seu substituto em Diamantina, dom Geraldo Sigaud, para que o padre Geraldo viesse a Brasília para ajudá-lo a organizar o Concílio Ecumênico, que começaria em 1962. A permanência do padre Geraldo ficaria limitada à fase do referido Concílio e depois retornaria para Diamantina. Porém, o Concílio, programado para durar no máximo um ano e meio, foi-se alongando e nunca terminava e Geraldo acabou ficando 4 anos, até 1965. Com outra cartinha a dom Sigaud, dom Newton conseguiu que Geraldo ficasse definitivamente em Brasília, de onde nunca mais saiu, a não ser para as viagens pastorais às mais distantes unidades militares do País, do Oiapoque ao Chuí.

No tempo em que assessorava dom José Newton, o padre Ávila encontrava tempo para se dedicar como vigário da igrejinha verde de madeira na Vila Planalto, a igreja Nossa Senhora do Rosário. Ao mesmo tempo, acumulou as funções de vigário da Catedral de Brasília, somente inaugurada em 1970 – mesmo ano em que o padre Ávila foi nomeado monsenhor -, com a ajuda decisiva do presidente Costa e Silva.

Em 1974, quando um padre foi nomeado para a Catedral, Ávila ficou só com a igreja da Vila Planalto, onde foi vigário por 15 anos, de 1962 a 1977, ano em que foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, a 27 de junho. Nesse tempo, devido à grande falta de padres, monsenhor Ávila fazia as vezes de vigário da igreja Nossa Senhora Aparecida, no Gama, e da igreja de São José Operário, na Asa Norte.

Na Vila Planalto, o trabalho de Ávila era voltado para funcionários da Novacap e da prefeitura que hoje é o GDF (Governo do Distrito Federal). Lá havia 22 acampamentos de empresas que construíram Brasília.

Numa 2ª feira do carnaval de 2000, um incêndio destruiu a igrejinha verde de madeira, ocasião em que dom Ávila já exercia a função de arcebispo militar. Dom Ávila, justificando seu magnânimo coração, descartou qualquer possibilidade de incêndio criminoso: “Não, não acredito que alguém fosse capaz de praticar tamanha maldade”.

Como “general de Deus”, dom Ávila exerceu inúmeras atividades, que podem ser vistas no site da CNBB (http://www.cnbb.org.br/index.php?op=noticia&subop=9784).

Dom Ávila é autor de "Oração da Paróquia" (1971) e "Você em Oração" (1975), com 300.000 exemplares em 9 edições. Avesso a “tocar trombetas”, o trabalho de dom Ávila sempre foi de muita humildade, sem qualquer tipo de ostentação, porém de enorme eficiência. Um desses trabalhos é o Movimento Eureka, que começou em 1972, que incentiva jovens e adultos ao estudo da Bíblia. Para tanto, dom Ávila distribuiu milhares de Bíblias aos católicos em todo o Distrito Federal, as quais ele mesmo mandou imprimir.

Outro trabalho em que dom Ávila se empenhava, de inspiração vicentina, era a “Sopa dos Pobres”, criada na Vila Planalto na década de 1970, distribuída diariamente aos mendigos, em torno de 1.300 pratos, em vários pontos do Distrito Federal, como a Ponte do Bragueto, obra que tem o apoio voluntário de militares de toda a arquidiocese, tanto para a confecção do alimento, quanto para a distribuição por meio de kombis.

Toda Quinta-feira Santa, dom Ávila exercia sua humildade beijando os pés de 12 pessoas pobres, simbolizando o beijo idêntico que Jesus deu em seus apóstolos.

Depois da Catedral de Brasília, outro sonho de dom Ávila era construir a Catedral Militar, que foi inaugurada a 12 de setembro de 1994, com o nome de Catedral Militar Rainha da Paz, em homenagem à mãe de Cristo, por ser reconhecida e reverenciada em todos os países católicos, especialmente devido às aparições diárias de Maria, como ocorre em Mediugórie, na Bósnia-Herzegovina.

A estrutura metálica da Catedral havia sido utilizada no palanque armado na Esplanada dos Ministérios para o Papa João Paulo II rezar a missa campal, em 1991, ocasião em que o Santo Padre abençoou a pedra fundamental da futura Catedral, localizada no Eixo Monumental, próxima ao Setor Militar Urbano.

A estrutura da Catedral Militar tem a assinatura de Oscar Niemayer, notório marxista ateu, que também projetou a Catedral Metropolitana, um dos cartões postais mais visitados de Brasília.

A Catedral Militar tem a forma de uma barraca de campanha, de duas praças e, segundo a secretária de dom Ávila, Silvana Rubim, já foi dito que “aqui é o lugar de segurança, de acolhimento, do recobrar de forças de todo soldado” (Jornal da Comunidade, 31 de julho a 6 de agosto de 2004, “Especial”, pg. D4).

Além da Catedral Militar, Dom Ávila também construiu o Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, localizado em Sobradinho, DF.

Todo dia 25 de cada mês, data dedicada à Rainha da Paz, cerca de 12 mil fiéis comparecem à Catedral Militar para participar de missas, terços, palestras de evangelização. Às 10h e às 17h, começam as celebrações mais esperadas pelos fiéis, especialmente os enfermos: as Orações de Cura, dirigidas pelo padre Ivan Clementino, capelão do Corpo de Bombeiros do DF. Tais ritos são seguidos, em Brasília, não só por católicos carismáticos, mas também por outras religiões, como a Igreja Universal, no Conic, a Igreja Batista Central de Brasília, na Asa Sul, a Comunhão Espírita, na Asa Sul.

Vêem-se também sessões de cura na televisão, como a do missionário RR Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus. “A cura é um sinal messiânico porque Jesus é quem a realiza por meio dos padres que possuem o dom. (...) Além disso, o Vaticano publicou um documento recente reconhecendo a oração de cura na Igreja Católica, orientado para que ela seja feita separadamente da Santa Missa, para não desvirtuar o conteúdo mais profundo da missa que é a Eucaristia e a liturgia da palavra” – diz o padre Giovani Carlos, da paróquia de São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas, que também promove ritual de cura (Cfr. Jornal de Brasília, 25 de março de 2001, pg. A-8).

Na reunião que precede as palestras de evangelização, são lidos depoimentos de pessoas que concordaram em dar seu testemunho de cura, por escrito. O número dos que se dizem curados de câncer e AIDS é impressionante, configurando verdadeiros milagres.

Em 18 de maio de 1998, dom Ávila recebeu da Câmara Legislativa do Distrito Federal o título de Cidadão Honorário de Brasília. Outra distinção honorífica, Prelado de Honra, foi conferida pelo Papa, pelos relevantes serviços prestados em Brasília, especialmente por sua participação na construção da Catedral Metropolitana.

Além destas distinções, dom Ávila recebeu outras 15 comendas, que ornam sua grandiosa obra sacerdotal. Apesar de ter atingido a compulsória no dia 10 de abril de 2004, por ter completado naquela data 75 anos, o que nas Forças Armadas é sinônimo de aposentadoria, Dom Ávila continuou à frente do trabalho pastoral até a hora de sua morte: “Compulsória, sim; mas parar de trabalhar, nunca!” – repetia o religioso.

Finalizando, gostaria de prestar minha derradeira homenagem a esse valente “general de Deus” que foi Dom Ávila, pela rápida convivência que tive com ele, quando servi no Ministério da Defesa, de 1999 a 2002. Rápida, porque os encontros com o magnético sacerdote foram raros, principalmente quando eu estava de serviço e tinha que aguardar a chegada das autoridades na portaria principal. Dom Ávila sempre tinha um sorriso largo a nos cativar, uma palavra nova para nos reanimar, uma deferência especial para com todos os subordinados, mesmo porteiros e faxineiros.

São inesquecíveis as missas de Natal que Dom Ávila celebrava no Auditório do Ministério, com sua voz cristalina, quase metálica, porém doce como é doce toda a palavra de um verdadeiro pastor a serviço de Deus. Que a terra lhe seja leve e eterna sua glória entre os eleitos!

 

***

 

De: Enviado: terça-feira, 29 de novembro de 2005 10:02:28

Para: Félix Maier

Assunto: Acusando recebimento

Caro Félix Maier

Agradeço o envio da mensagem com o texto retratando a personalidade ímpar de Dom Ávila, a grande figura humana e religiosa que lamentavelmente nos deixou no dia 14 de novembro de 2005.

Atenciosamente,

Gen Luiz Gonzaga Schroeder Lessa

Presidente do Clube Militar

Fonte: https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=38950&cat=Artigos

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui