Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Eulália - Capítulo I -- 04/05/2003 - 21:02 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Apresento-lhes aqui o meu conto em capítulos Eulália, esperando que ele os agrade e que queiram segui-lo até o fim.

CAPITULO I

Eulália vinha esgravatando o dente com um grampo. Passava a língua na cratera e sentia o redondo liso da semente de goiaba. Puxava-a com ponta da língua, sugava=a com ruido e, desesperada de dor, procurava atingi-la por baixo com a ponta do grampo.

Do lado da casa, onde se refugiava, havia uma goiabeira sempre carregada. A fome era muita, o ganho quase nenhum. Com uma vara, Eulália colhia as goiabas verdolengas, de polpa vermelha, e levava-as para o quarto. Viesse “freguês” ou não, ela teria o que comer,com que acalmar o estômago, que roncava e ardia.

Estava de encosto na casa da Rita e fora a Rita que lhe arranjara o primeiro “freguês”; mas Eulália não dava para aquilo... bom era andar por ai, sem rumo! Não devia nada a ninguém, quer dizer, devia à Rita, mas, se conseguisse o dinheiro para o pão e para a cerveja, Rita ficava satisfeita e a goiaba acabava com o ardor no estômago. Não gostava muito de homem, não; eles, sim, é que gostavam dela.

Quando amanhecia de boa, arrumava “freguês” o dia todo e noite a dentro; dava o dinheiro para Rita e ficava com algum para comprar roletes de cana ou dar umas voltas nos brinquedos do mafuá. Mas quando as sementes de goiaba entalavam em suas cáries, é que era... Rita levou-a uma vez para arrancar um toco que lhe tirava o sono. Cuspiu coágulos de sangue a noite toda, o queixo endureceu na papada, como se fosse tijolo e doía aos fisgões. Enquanto pudesse, ia tirando as sementes com o grampo...

Caminhando meio desesperada de dor, chegou até a praça da Basílica: quem sabe se o Santo não cura dor de dente?

Do alto da escadaria, padre Jesuíno avistou-a e ficou esperando. Eulália era para ele uma constante preocupação; tão inocentona, tão jovem e tão desnorteada. Ele a batizara, ela a vira crescer e quando a mãe, da ainda menina, morreu, foi ele quem a levou para Santa Quitéria e a deixou aos cuidados de uma tia, por parte de pai – se é que se pode chamar de pai aquele monstro que maltratou, quanto quis, a mulher e a filhinha e acabou por abandoná-las, sumindo no mundo.

Eulália continuou infeliz, porque mudou apenas de cidade, mas não de maltratos: apanhava da tia, do tio e dos primos. Quando chegou à adolescência, havia fugido de casa e voltado para Canindé. Suas formas avantajadas, seu andar naturalmente bamboleado, logo chamaram a atenção dos olhos machos e cobiçosos da cidade; sua ingenuidade tornara-a indefesa, contra as maldades que a cercavam. Mesmo com a providencia do padre Jesuíno em lhe arranjar emprego em casas de família, a pobre Eulália acabou na “zona”, já que seu rosto bonito, seu riso fácil eram uma ameaça às donas de casa e seus incontroláveis filhos...
_______________________________________________

(Não perca! Continua amanhã, no próximo capítulo: que acontecerá com Eulália? Tchan...tchan...tchan!!!)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui