Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Eulália - Capítulo III -- 06/05/2003 - 23:24 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EULÁLIA – CAPITULO III

(AVISO: Tenham mais um pouco de paciência – este é o ante penúltimo “pedaço”. Quem agüentar até o fim concorre a um Mercedes Benz, sedam preto, de luxo, modelo diplomata, importado. Tá bem?)

CAPITULO III

Padre Jesuíno e Eulália saíram do quarto e ao passar pela sala, a moça deu uma relanceada pela casa de alvenaria; o telhado bom, de telhas vermelhas, o chão de tijolos, a boa mesa, as cadeiras de palha. Chegou à porta da cozinha, toda cimentada, com seu fogão à lenha, suas prateleiras bem feitas, as canecas de alumínio, o lampião a querosene e se embasbacou: uma riqueza!

Com a partida do padre, Eulália ficou sozinha para zelar por aquele estranho – seu marido! Caminhou para junto da rede e olhou-o de perto: a barba cobria-lhe o queixo, especada pelo pescoço; o cabelo molhado de suor grudava-se na testa larga. Ela foi até a janela e abriu um pouquinho, para ver melhor.

Hum... – pensou - que droga de marido! Mais morto que vivo, mais sujo que chaminé e fede como gambá.
Que belo marido o padre me deu...

Tornou a fechar a janela para evitar corrente de ar e, a passos suaves, se dirigiu à cozinha. Não teve dificuldade de acender o fogo, colocou a chaleira d’água para esquentar e voltou ao quarto do doente. Fuçou as suas roupas, encardidas mas limpas, guardadas em um baú, e separou uma camisa e um par de calças. Dai a pouco, de toalha, sabão e esfregão em punho, se dedicava a banhar Zé Maria que, entregue à febre e à inconsciência, gemia e dizia coisas sem nexo.

Ainda bem – pensava Eulália - quando ele acordar da doença, vai estar limpo e não passou vergonha...

Sentia o desagradável contato da pele escaldante, asfixiava-se com o cheiro ardido de suor que todo o corpo do homem exalava e era-lhe difícil suportar o bafo, carregado de mau hálito daquela boca que se abria em ais. Percorria com o trapo de toalha, que lhe servia de esfregão, os braços sem vida, o pescoço grosso, o peito amplo de pele tostada. Ia lavando e enxugando; dentro em pouco lutava para vesti-lo pois era grande o contraste de tamanho dos dois. A rede flexível ajudava na empreitada. À medida que o arrumava, que o sentia limpo e apresentável, foi-se enchendo de orgulho pelo trabalho executado.

Até que num é feio... – analisou – tá é judiado pela doença e, se ele vai sê meu, mesmo, eu ponho ele a meu gosto...

Eulália não viu o tempo passar, mergulhou na faxina da casa, nos cuidados com o doente, na luta para dar-lhe os remédios. Com o cair da noite, armou a sua rede ao lado da dele e, deixando o candeeiro aceso, procurou descansar da trabalheira. Seu corpo todo doía e as solas dos pés ardiam como se tivessem pisado em brasas. Na rede vizinha os gemidos haviam cessado e um ressonar tranqüilo vinha de lá.

Eulália custou a adormecer. Acordou assustada com o ruído dos animais a pediram comida, famintos que andavam, desde que Zé Maria adoecera de fato. De pronto ela se ergueu e, satisfeita com a calma que ainda embalava o sono do marido, foi tratar da nova vida.

Os animais alimentados, o terreiro varrido, a casa em ordem, as panelas chiando gostoso na cozinha, ela se dirigiu com uma caneca de leite de cabra para o quarto. Encontrou um par de olhos pisados, intrigados, no rosto de Zé Maria. “São amarelos os olhos dele!” Notou com admiração. No rosto de Eulália o riso espontâneo e quase infantil voltou a morar.

- Truxe o leite para o senhor. Truxe cuscuz também. Padre Jesuíno envém e vai querê dizê que o senhor tá cum a cara boa...

Sem mais delongas, foi quebrando, dentro do leite, pedacinhos do bolo amarelo e apetitoso e, com uma colher, ia pondo bocados na boca de Zé Maria que, de espanto, facilmente a mantinha aberta. Terminada a refeição ela lhe disse;

- O senhor volte a dormir agora, pra comida fazê bem – e saiu tão espontaneamente como havia entrado.

Com o estômago reforçado, as forças retemperadas, Zé Maria voltou a fechar os olhos; sonhou sonhos bonitos.



(Não vá esquecer, PELOAMORDEDEUS, continua amanhã)





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui