A posse de Lula foi marcada pela quebra de protocolo e alvoroço na segurança pelo contato físico do presidente com o povo. A manifestação popular provocou uma redobrada atenção da segurança presidencial. O presidente, que tomava posse, manteve-se alegre e cordial com os populares. O momento histórico exigia essa compreensão e Lula foi perfeito.
Em várias situações durante o dia da posse podemos observar que Lula levava a mão ao ombro para tentar aliviar a dor. A bursite incomodava o presidente e esse tipo de doença necessita de relaxamento muscular. A tensão e o stress aumentam a contração dos músculos e por consequência a dor. O presidente precisa relaxar, fazer exercícios aeróbicos e fisioterapia. Nas mesmas condições de Lula qualquer ser humano estaria tenso, mas o momento era de cumprir o protocolo e transformar o ato da posse mais grandioso e popular possível.
Lula disfarçava com um sorriso, a futura primeira-dama retribuía, mas era visível o desconforto do presidente. Dor e desconforto no dia de Lula.
Essa dor no ombro direito será uma premonição para o governo de Lula? A oposição, representada pela direita, será a causadora das dores do presidente? Entretanto, as dores causadas pela oposição são dores de cabeça e não de ombro. Sobre os ombros de Lula recairão grandes responsabilidades, tanto sobre o ombro direito quanto sobre o esquerdo. Essas responsabilidades não escolhem o lado. Mas o dolorido é o lado direito. A dor no ombro direito é representativa: A direita incomodará o presidente?
É possível que para os chorosos que perderam as regalias do governo, Lula ofereça um ombro para chorar, entretanto, Lula não faz o estilo "encosta tua cabecinha no meu ombro e chora". Se a direita chora no ombro direito de Lula, causará dor. Mas o presidente poderá fazer um contraponto, um afago com a esquerda. Ou melhor, com a mão esquerda. Resta saber se um simples e despretensioso afago será suficiente para acalmará as dores da direita.
Possivelmente, serão necessárias "agulhadas" para acalmar as dores da direita. A acupuntura poderá aliviar as dores que a direita causa em Lula, ou melhor, a dor do ombro direito de Lula.
Lula sabe e tem ciência de sua estatura política e estará pacientemente negociando com as diversas forças políticas para realizar as reformas que o Brasil tanto precisa. As dores da direita, ou melhor, do ombro direito serão resolvidos tecnicamente com a tecnologia da medicina. Certamente, as dores da direita, dores da esquerda e afagos de ambos os lados serão as marcas do governo Lula.