Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS -- 01/08/2021 - 13:57 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS

João Ferreira

1 de agosto de 2021

 

Acredito que poucas pessoas se lembram de um interessantíssimo livro (com ilustrações de Ricardo Gimenes) que Marcelo Tas publicou em S. Paulo pela Panda Books em 2009. O título era esse mesmo: Nunca antes na história deste país com  o subtítulo de "As frases mais engraçadas e polêmicas do presidente Lula". Pela data da publicação fica claro que o livrinho abrange apenas as frases de Lula até ao ano de 2009.  Nosso trabalho aqui  é apenas o de um pesquisador que está passando para o leitor o que em sua leitura encontrou. A valorização casual do conteúdo deste livro vale como informção sobre a biografia política e razão  política do ex-Presidente sem ligação com sua pré-candidatura ou não à Presidência da República.

 A coletânea de Marcelo Tas está dividida nos seguintes itens: Lula advogado. Lula animal político. Lula comediante stand-up, Lula economista. Lula filósofo. Lula marqueteiro. Lula metamorfose ambulante. Lula ser humano. Lula técnico de futebol. Lula turista. Muito material importante que é interessante conhecer.

Por hoje, vamos dedicar a destacar algumas  frases notáveis a título de pequena antologia . Nossa atenção concentra-se particularmente no capítulo "Lula animal político" que abre assim: "Juscelino várias vezes apareceu nas primeiras páginas dos jornais como ladrão. Tentaram cassá-lo, tentaram dar golpe de Estado, tentaram matá-lo, inclusive, e ele nunca poerdeu a paciência". É um comentário feito em 30 de agosto de 2005 a propósito da crise política que o Brasil então atravessava. Marcelo Tas sublinha que depois de "nunca antes na história deste país", a frase mais ouvida durante o governo do presidente metalúrgico foi "Lula é um animal político". Desdobrando o rótulo, Lula é comparado seja a um camaleão daltônico, capaz de dar um abraço no palanque em Alagoas ao ex-inimigo Fernando Collor seja a um cão weimaraner metendo medo nos interlocutores. Outra frase:  "A esquerda também é conservadora e tem medo de novo"(10-04-2003). "As CPIs têm que funcionarem (sic!). têm que apurarem(sic!), em 22-07-2005. Bem relevante esta intervenção: "Seria bom se o poder judiciário metesse o nariz apenas nas coisas deles, o legislativo apenas  nas coisas deles e o Executivo apenas nas coisas deles. Nós iríamos criar a harmonia estabelecida pela Constituição".(28-02-2008). Outra: "Recomendaria a todos os Presidentes que se afastem dos políticos e da imprensa nos fins de semana" (janeiro de 2009).Outra: "A crise política neste país já levou o Presidente Getúlio a se matar...Jânio desistiu por causa do inimigo oculto...Jango foi obrigado a renunciar...Não farei como Getúlio, Jânio ou João Goulart. O meu comportamento será o de JK: paciência, paciência, paciência."(em 25 de agosto de 2005, confirmando que não deixará que o tirem do Palácio do Planalto por causa da crise). Outra: "Eu não brinco com democracia, porque toda vez que se brinca com democracia a gente quebra a cara. Quando um dirigente político se acha imoprescindível...está começando a nascer um pequeno ditadorzinho dentro dele" ( em 6 de maio de 2008, em Manaus, lançando  obras do PAC e descartando o terceiro mandato). Outra: "Tenho adotado como filosofia política que político bom é o que pensa e depois fala. E como dizem os mineiros, o político melhor é aquele que pensa e não fala." ( dia 6 de maio de 2003, em Aracaju).Outra: "Isto faz parte da democracia. E democracia não é só coisa limpa, não" (em Caruaru, a 5 de setembro de 2006). Outra: "Quando a gente é oposição é difícil aceitar que o governo dê certo...Então você tem que futucar, tentar achar pelo em ovo" (19-02-2008).

Estes são algumas frases que mostram  "Lula como  animal político".

Havendo outra oportunidade , voltaremos com Lula filósofo, Lula economista, Lula marqueteiro, Lula metamorfose ambulante e Lula ser humano.

 

João Ferreira

1 de agosto de 2021

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 535 vezesFale com o autor