Usina de Letras
Usina de Letras
252 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50481)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O CONHECIMENTO COMO BASE DA EDUCAÇÃO -- 23/08/2021 - 01:39 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O conhecimento como base da educação



João Ferreira



22 de agosto de 2021



 



 



Vale a pena recordar ensinamentos esquecidos e já testados pelas várias gerações humanas que nos precederam.



Tabula rasa



Um deles é aquele princípio de Aristóteles de que  o homem nasce com sua cabeça vazia - como “tabula rasa”. Todo o conhecimento, segundo o filósofo grego,  é adquirido pela vivência e pela experiência. O ser humano nasce com o cérebro zerado, vazio, sem conhecimento algum. E para se tornar uma pessoa consciente, livre e de valor humano e social, deve  adquirir conhecimento, para crescer e se formar.  Este é um princípio fundamental, reconhecido e adotado pelos  países avançados em educação e tecnologia, como Finlândia, Japão, Coreia do Sul,  entre outros.



A formação do espírito



É de destacar a preocupação que tiveram os gregos, a partir de Sócrates, sobre o valor da formação do espírito na educação.



Programas de educação cidadã



Pertence aos poderes públicos oferecer os meios de conhecimento e informação. Algo que sirva a massa social primária e que, ao mesmo tempo,  crie margem livre para abrir caminhos de conhecimento para que formadores de opinião e cidadãos com maior capacidade de desenvolvimento intelectual e espiritual, possam dedicar-se a programas mais exigentes na área do conhecimento.  



A massa não pode limitar o horizonte do crescimento



É natural que a grande massa se contente com noções básicas de conhecimento primário e técnico. É oportuno dizer, entretanto, que  a sociedade como um todo precisa do avanço, de mudanças e de renovação. Ora, para avançar há que formar e abrir os caminhos da pesquisa em instituições técnicas e de formação superior preparadas para oferecerem metodologias e conhecimentos de alto padrão. Não nos perturbemos se a massa achar que já sabe tudo e que não precisa de mais do que aquilo que já tem. A massa não tem noção de horizontes superiores. Não vamos deixar de insistir em mais conhecimento quando ela  despreza a formação do espírito, do caráter  e da personalidade como algo básico a atingir. Importante é que a sociedade  como um todo tenha a consciência de  que o que dá resultados e faz avançar é o conhecimento, e que, portanto, importa valorizar, como consequência, a formação do espírito. É a formação do espírito, que os alemães chamam Bildung , que é, no fundo, a  educação qualificada. Uma educação qualificada pressupõe professores bem formados ministrando aulas onde o diálogo e valorização do aluno é lei educacional. Educação qualificada exige  programas escolares lúcidos, modernos e atualizados com janelas abertas para o futuro. Educação preocupada com formação de qualidade tem como tarefa ajudar os  jovens a crescer e a tomar consciência de si mesmos.



Jovens que aprendem a se cultivar, a terem consciência de sua pessoa enquanto indivíduos e como entes sociais.  A diferença fica à vista. Aqueles que se desinteressam ou se alienam durante o curso,  se tornarão um deserto seco, sem produção, sem afirmação identitária, sem contribuição individual e social.



Não tem que haver preconceito sobre nada. Mas também não tem que haver ingenuidade numa escola. Professor tem que assumir. E saber o caminho que deve assumir, que é a seriedade do conhecimento. Há que começar, simplificando, indo ao encontro da essência da educação,  como faz o futebol. Para ter um atleta top, o bom treinador leva-o a conhecer e treinar os fundamentos. Diríamos, de outra maneira, leva-o a conhecer o abc. Ou seja, a base. Ensinar os fundamentos em educação é levar a criança e o jovem a descobrir-se como indivíduo, a conhecer-se em sua identidade, a conhecer o outro, a conviver, a tolerar e a se comunicar. Todos os programas da escola podem trazer muitos conhecimentos de matérias e disciplinas, mas não podem ignorar o essencial. O essencial está em formar a pessoa. E tudo o mais deve ser pretexto para alcançar esta meta. O cidadão como pessoa humana e como ente social preparado pela escola para exercer funções e atividades em proveito de uma sociedade que deve acolhê-lo e valorizá-lo. Isto é formação. E a formação se adquire pelo conhecimento em todos os níveis e de todas as formas.



 



João Ferreira



22 de agosto de 2021



 



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 512 vezesFale com o autor