Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VOCÊ PODE...MAS NÃO PODE -- 24/08/2021 - 21:01 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

VOCÊ PODE,,,MAS NÃO PODE...



OU... A HISTÓRIA DE QUE VOCÊ PODE QUEBRAR A CARA SE INSISTIR ACHANDO QUE PODE TUDO...



A liberdade de expresssão está sendo um tema em debate nacional. Seu uso político está multiplicando  adeptos. E é por isso que toda a gente está se arvorando em proclamar a liberdade de expressão e opinião. Coisa tão velha quanto a idade do uso do raciocínio humano transformado em discurso.  Mas é um tema atual, pela mobilização das redes sociais.



Nós achamos que dada a importância que está sendo dada a esta propaganda da liberdade de expressão e opinião no campo político em nível de  deslavada enganação, faz-se oportuno fazer algumas considerações no plano da razão e da cidadania.



Como mostra o subtítulo que escolhemos para estas considerações, por falta de avaliação pessoal, pode haver alguém que quebre a cara achando que pode tudo quando na verdade é a lei social que pode tudo... A simples propaganda e promoção da liberdade de expressão e opinião  não têm o poder de livrar a cara de ninguém. Bom mesmo é ter um amigo ou uma pessoa sensata que mostre quão falaciosa é essa insistência na propagando de uma liberdade que não é absoluta. A   falácia é sinônima de ardil e engano. Muitas vezes tem o rosto de um   discurso sofístico. E o sofisma é um "argumento aparentemente válido mas na realidade não conclusivo", segundo a  definição do Dicionário Aurélio. Por que é que há sofisma aqui? Porque toda a defesa e propaganda da liberdade de expressão nos meios de política de grupos extremistas está se fazendo sem anaalisar as dimensões dessa liberdade. Torna-se por isso uma falácia e um ardil e se desenvolve através de sofisma. Neste caso, portanto,  o cidadão merece ser esclarecido. 



Analisando, dá para entender que esses defensores da liberdade de expressão absoluta  vistos em sua dialética manifestação espalham a crença numa liberdade sem limites . E sendo assim, essa defesa concorre para o engano das pessoas e para a desestabilização da verdade.  Nenhum brasileiro arauto da liberdade de expressão pode esquecer que está numa sociedade organizada e que a sociedade organizada é regida por leis.  Nenhum cidadão em suas manifestações públicas pode esquecer que o Brasil tem Constituição, Código de Direito Civil, Código de Direito Penal e uma variedade de leis para regular a vida em sociedade. Não pode esquecer também que há um Direito Internacional no qual o Brasil se integra. Não  é o legalismo que está em causa. Em causa está o cidadão, seu esclarecimento, sua defesa e seus direitos, incluindo a liberdade de expressão. Não queira o cidadão ir atrás de propaganda demagógica. Aprecie a democracia do país e procure entender que a finalidade das leis é a de manter a sociedade em coesão, convivente, tolerante, fraterna e solidária. Sendo este o ordenamento jurídico nacional e internacional, resta ao cidadão se   comportar acolhendo o  verdadeiro sentido da liberdade de expressão . Acolher este sentido é compreender a liberdade de  expressão em sua essência e em seus limites..



 Analisando casos e casos,  a conclusão é a de que...  sim, há liberdade de expresssão...que é ... quase absoluta... Quase.  Mas não totalmente absoluta... Portanto, que o indivíduo a use para afirmar seus talentos, seus pensamentos, suas  ideias e  projetos, está certíssimo. Mas, em termos de cidadania não há espaço para uma liberdade que seja destrutiva ou atentatória dos direitos do outro.  Ou então ...se você quiser, há...sim.. mas dentro da previsão de uma cadeia... Bom, por isso,  é empregá-la no contexto da construção de uma sociedade tolerante, convivente e sólida.  



Você poderia até usar sua liberdade de expressão como se fosse um monarca absoluto... claro...porque você é livre... Mas, como não é suicida, supõe-se, então, preste atenção:  você não pode usá-la em absoluto... porque você é um "ente social". Significa que além de indivíduo, você,  como "ente social" não pode tudo...porque  tem os limites da lei... que impõem a você o dever de não  caluniar, de não difamar nem injuriar...Então, se, de um lado, você pode  porque tem liberdade de expressão...há o  outro lado  em que você não pode tudo ...porque há o direito do outro... e porque a lei  limita você...quando ofende o outro...



Então você pode quebrar a cara se insistir achando que pode tudo...



Na saga dos aventureiros e dos amigos de conflitos, há  a sofística defesa da liberdade absoluta de expressão...  Campo propício para enredar a massa ignara.



O cidadão tolerante e constitucional fica longe dos  sofismas e das falácias libertárias alardeadas por interesses políticos e se atém ao  uso normal dos direitos e deveres de cidadão. , Liberdade de expressão? Sim. Maravilha! No campo do direito e da cidadania. Um direito com limites legais.



Simples assim.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 506 vezesFale com o autor