Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62229 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50625)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140804)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de volta ao Brasil -- 25/01/2003 - 22:02 (Eleuza de Morais) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Queridos amigos(as)

Contei pra vocês da minha alegria em ir expor individualmente agora em março em Portugal. Gostaria também de relatar algumas coisas de lá. A exposição estava cheia de gente, apesar do frio e da chuva que estava em Porto. Que cidade charmosa, com suas ruas tortas, estreitas e misteriosas! Notei que as pessoas são muito cultas e comunicativas no coquetel de abertura. Se reúnem em grupos mistos (nada de clube do Bolinha) e conversam sobre coisas interessantes e polêmicas.
Como fiquei hospedada em casa de professores, pude ver bem de perto os costumes, coisa que não seria possível se fosse viagem estilo turístico. Além da exposição, fui convidada a fazer uma palestra na cidade de Viseu, onde estava acontecendo um Congresso de Arte Educação. O local era tipo um cinema tamanho médio, com palco alto e cortinas de veludo vermelhas. Não consegui ficar na mesa, desci e fiquei junto as pessoas com o microfone na mão. Enquanto falava, apareciam fotos das minhas pinturas em um telão. A platéia era composta de professores, a maioria formados em artes plásticas. Isso foi uma deferência, só conhecendo o que pensam do Brasil para entender melhor.
A mulher é bem mais valorizada como indivíduo em Portugal. Eles têm uma idéia que a brasileira é bonita e vulgar. Isso foi um tema que surgiu em várias conversas em diversas cidades onde passei. Eles nos "conhecem" pela novela das oito e pelas imagens de revistas do carnaval. Daí, logo vocês imaginam porque pensam em nós brasileiras como gente que não se respeita. Essas novelas queimam o filme da mulher brasileira mesmo!!!! Como se ela fosse um objeto com prazo de validade.
Por estar bastante indignada com isso, é que na abertura da palestra, falei sobre a visão equivocada que eles tem , e afirmei que somos dignas, trabalhamos, estudamos e prezamos a família. Falei do Brasil, com sua gente sofrida e trabalhadora, e contei o quanto é nosso salário mínimo (o deles é equivalente a 450 reais). Assim como aqui tem piadinhas que português é burro, lá tem outras que o brasileiro é desonesto.
Voltei para casa com uma vontade enorme de dar mais valor e respeito ao nosso país e a nós.
O que podemos fazer ? A primeira idéia que tive foi colocar a nossa bandeira em todos os meus e-mails. E depois quem sabe, colocá-la nas obras e nos sites que sou convidada (tanto para escrever como para mostrar pinturas).Quem, sabe vocês tem alguma outra idéia para fazer em suas próprias atuações pessoais? Precisamos mudar esta imagem negativa. Nós atuantes da cultura somos os mais indicados para isso. Chega de aceitar a programação televisiva sem fazer nada. Reclamar não muda as coisas.
A arte sem dúvida leva junto com ela um pouco do país e de seus costumes. O cinema principalmente. E pode nos fazer admirar e respeitar as outras culturas, até copiando moda,linguagem e costumes estrangeiros.
O importante é que não nos esqueçamos de valorizar a nossa cultura e o nosso português.
Temos tanta coisa boa no Brasil, tantas riquezas pessoais e naturais, vamos nos diminuir por que ?
Nosso país precisa ser valorizado e isso começa com a gente mesmo.
Abraços a todos
Eleuza
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui