Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MENTIRA TEM PERNA CURTA -- 21/10/2021 - 00:27 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

MENTIRA TEM PERNA CURTA

Jan Muá

20 de outubro de 2021

Quando falamos de "Mentira tem perna curta"  referimo-nos ao dito popular integrado no arquivo da sabedoria das nações e que é bem conhecido no Brasil.

I

O que é mentira?

Mentir é afirmar coisa que se sabe ser contrária à verdade. Mentir é dizer mentiras. E mentira é engano, falsidade, patranha, lorota.  Mentir deriva do latim mentiri, derivado por sua vez de mens,mentis, mente. A partir desta etimologia podemos concluir que a mentira é uma elaboração da mente. Elaboração mental que dá como verdadeira uma asserção que se sabe que é falsa e que tem a intenção de enganar".  Os filósofos a consideram uma "afirmação contrária à verdade com o objetivo de enganar".

II

A mentira tem pernas curtas 

A mentira tem pernas curtas porque pode ser rapidamente desmascarada e contraditada. Uma investigação policial, o testemunho das pessoas que conhecem a realidade das situações assim como todas as pessoas que conhecem o estofo moral, imoral ou amoral do mentiroso, podem garantir que rapidamente uma mentira seja anulada pela verdade. A mentira é uma arma concebida por  mentes maldosas com interesses escusos a fim de evitar o confronto com a verdade que as incomoda.  A verdade atrapalha e confunde os mentirosos. Limita suas manobras. . O mentiroso, busca subterfúgios, falácias para propagar notícias falsas, ou fake news,  a nova modalidade da mentira para desacreditar inimigos pessoais, para caluniar e para comprometer.

III

A fraqueza da mentira está na raiz podre de seus fundamentos

Tanto as filosofias como todas as religiões e a sabedoria popular, descrevem a mentira como uma traição à verdade. Contrariando a verdade, ela cria desconforto para o próprio autor. Muitas vezes vira calúnia, difamação e causa danos  morais às suas vítimas. Frequentemente, a primeira vítima deste desvio é o próprio autor da mentira, o mentiroso. "Não será por falar bem nem por sua bela aparência que um invejoso egoísta e mentiroso se transformará em um sábio" diz uma fonte budista (Dhammapada, XIX,7). "O melhor caminho é o da verdade." (Dhammapada, XIV). "Na amizade como no amor, só se volta com prazer aos seres com os quais é possível viver em harmonia, sem violência e sem mentira" (André Maurois. Un art de vivre, 77-78). "Uma vez adentrados na mentira, convertemo-nos em sua presa sem esperança e sem salvação" (E, Estaunié. Le Labyrinthe, 114). "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida"  - este é o ensinamento de Cristo relatado no Evangelho de S. João, 14.6).

IV

A guerra das mentiras

Numa sociedade desregulada, a mentira campeia. Apesar da existência de religiões com suas igrejas, seus templos, suas doutrinas de salvação  e seus princípios moralizantes, a verdade e a convição não chega a todas as mentes. Interesses políticos e financeiros, guerra de ódios por interesses materiais, interesses de poder, de prestígio e guerras amorosas, mantêm a sociedade, em suas várias classes e níveis, em suas classes de renda, em suas lutas de preconceito e hipocrisia, em estado de constante guerra  cujo combustível são as lutas da verdade contra a mentira e da mentira contra a verdade. O equilíbrio moral está no conhecimento e nas doutrinas que nos dão as filosofias, os sábios, as igrejas, os mártires de causas humanas e o bom senso social. No fundo, há uma receita infalível: quem desejar a paz, busque orientação em princípios sólidos:  "Procure a companhia daqueles que procuram pela verdade e faça amizade com os que têm a alma limpa" (Dhammapada, VI, 3).

Jan Muá

20 de outubro de 2021

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 509 vezesFale com o autor