Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Salto !... Realmente comigo ainda agora... -- 29/05/2003 - 08:09 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A nadar e a mergulhar na saudade real...

 

DA MEMÓRIA E DA ACTUALIDADE

 

 Ajuda de Mãe - Instituição Particular de Solidariedade Social

Sem a cidade não seria o que é e por sua vez o contrário também é verdade factual: um sem o outro não seriam o que são e deles, "Portus" e "Calle", Portugal não teria sido o que é ao cabo de 892 anos.

Há sensivelmente 60 anos, na margem esquerda do Douro e imediatamente a montante da ponte Dona Maria, existiam praias ribeirinhas, como era o caso do "Aurélio" e do "Borras".

Na margem direita, sobre e em redor de algumas enormes pedras, existia também a denominada e célebre "Praia dos Tesos", onde a garotada menos favorecida pelos trocados dos pais tomava banho clandestino.

Centenas de miúdos que não tinham dinheiro para alugar a travessia, calções e toalhete, divertiam-se em "pelote". Exímios nadadores e mergulhadores aquela saudável juventude empreendia ali empolgantes disputas.

Por volta dos meus onze anos, após saltos gradualmente mais e mais alto, deparou-se-me a emocionante, a perigosa e grande aventura: o salto de vinte metros, pela maré cheia, do tabuleiro inferior da ponte Dom Luís.

O Berto, o Barito e o Amílcar já o tinham feito por diversas vezes. Eram os campeões eleitos da maltinha fixe que frequentava o Douro. "Torre, cuidado, senão entrares bem podes partir o pescoço". O aviso caía e metia mesmo medo.

Nas primeiras tentativas os miúdos lançavam-se por forma a caírem de pé e assim conseguiam a pouco e pouco a experiência da queda para depois alcançarem o mergulho.

O Barito era um super em primor de mergulho. Lançava-se para cima, todo esticado e de braços abertos na horizontal, em esplêndido voo de anjo e entrava na água como uma flecha em rigorosa linha vertical.

E o meu dia chegou. Era Verão e estava calor de rachar, mas eu tremia como se fosse em Janeiro, de medo, claro, tomado de estranha palpitação pelo corpo todo, pleno de hesitação, de dúvida e de paralisante receio.

Vá... Vá... Lancei-me, um, dois, três, quatro, cinco e seis segundos, zás, o impacto, a espuma, o atrito em compressão, e desci, desci seis ou sete metros para o fundo do rio.

Demorei uma eternidade a esbracejar até à tona e respirei enfim. Fantástico, sensacional, emocionante. "Vou já para a margem para dar mais um, e outro, e ainda outro...". Que gozo, que esplendor, que indizível emoção!

Nos dias seguintes, nos Verões seguintes, voei, voei, voei, enrolei, enrolei uma, duas, trêse quatro vezes... "Torre, tenta o quintuplo". Tentar, tentei, mas nunca consegui. Ninguém conseguia. Quem tentasse ficava com o corpo todo a arder. Ninguém lograva o quintuplo com entrada correcta na água.

Ontem, aos 64 anos no pino, tive ensejo de experimentar de novo a sensação. "Vais matar-te, Torre...", alertou-me o Zé Augusto.

Lancei-me naturalmente, sóbrio, descontraído, com o Toninho total a pairar dentro de mim. Voei três vezes sucessivas. A margem esquerda estava cheia de mirones. "Ai... O velho... Salta e nada bem, o gajo...". Palavra que senti a vaidade inchar no peito, todo puxado para a frente como um pavão.

No segundo salto, em triplo, a entrada não foi nada boa. Os calções saíram-me até à ponta dos pés. Por isso tentei o terceiro. Maravilha, espectacular, sensacional, apre... Estou bem... Muito bem mesmo!

Sabe... António Maia?!... Você sabe que devo a saúde que tenho ao Douro e à praia de Mindelo. Mindelo?!... Que inesquecíveis tempos. Eu, o Toninho da Micas, o filho do Camilo, os estudantes daquela era. Aprendemos a ir a Guilhado com os Larús, com o doutor Amadeu, com o Sampaio.

Ena, que bom, que arrepio solene, no meio do mar, balançando nas ondas, mirando a profundidade trinta e quarenta metros abaixo. Milhares de banhos e mergulhos até a pele ganhar a casta misturada do sol e da água do mar...

Que belo a doer mansinho consoante o tempo me põe a distância nos olhos. Até parece mentira...

Um abraço e até sábado. Vou aí jogar uma suecada entre um saboroso copito e badalar sobre a vida um pouco.

 

Oh ponte do meu regresso
Mãe de ferro da saudade
Onde hoje passeio um verso
No arco da liberdade

Oh ponte da minha idade
E derradeira passagem
Para o céu da eternidade
Lá longe... Na outra margem!

Torre da Guia

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui