Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Jogador de Damas - m. s. cardoso xavier -- 31/05/2003 - 02:39 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONTO: O Jogador de Damas
autora: M. s. cardoso xavier

Era pelas l2 da madrugada. Pluto já havia recebido uns vinte telefonemas de várias mulheres: entre conquistas passadas, seduções atuais, ex-romances, ex-casos; ora da cidade, ora alhures; amigas e colegas de profissão.
Pluto utilizava a estratégia de mesmo terminando um relacionamento amoroso, dar um jeito continuar, sob a máscara da amizade – forma que encontrava para as mulheres continuarem lhe sendo úteis; terminar por onde começou com algumas, no utilitarismo.
Mesmo com as mulheres bem inteligentes, com quem Pluto se relacionou, tal aspecto ficou bem patente; elas quebravam lanças para ajudá-lo. Mesmo as de menos alcance intelectual, algum proveito sempre tirava.
Pluto vivia já sob tensão, embora bem administrada sutilmente, com frieza e cálculo, conseguia manipular a situação, sob controle. Para isso, tinha que revisar a agenda, dando satisfações a uma, adiando encontros e compromissos, antecipando horário com outra,deixando de atender telefones em horários a que se encontrava com outra, desligando o aparelho telefônico e até viajando. Nem celular obtinha para evitar ser incomodado nas viagens de fins de semana.
Enfim, Pluto estava perito na arte de driblar com as mulheres. Por que tudo isto? Pluto não queria compromisso com mulher alguma, porém como representante da espécie homini tinha relacionamentos periódicos com algumas. Quando acontecia de alguma está a se demorar em sua vida, logo ele começava projetar friamente sua saída.
Só não se sabe com que magia maléfica (para elas) e benéfica (para ele) Pluto deixava-as todas dependentes dele.Elas não se desligavam de todo, chegando a comportamentos obsessivos e atitudes descontroladas. Marilyn, uma dessas mulheres que grudou em sua vida, passa a infernizá-lo. Com suposto “vínculo transferencial” cria obsessivamente fantasias, entre elas, que era amante dele e começa telefonar provocativamente para as demais mulheres passadas e latentemente atuais, revelando-lhes suas intimidades com Pluto, exagerando, até dizer que estavam de compromisso sério.
O inferno arde em chamas!... As demais assustadas com os telefonemas dela e os trotes pornográficos que mandava outras pessoas não identificadas passarem, outras vezes, ela própria o fazia, as mulheres do relacionamento de Pluto começam a cobrar dele atitudes e outras se distanciam, num verdadeiro efeito dominó. A situação foge totalmente do controle de Pluto – este de tão conservador na aparência e presumivelmente estóico emocionalmente, começa perder a fenomênica educação, tratando mal algumas e cometendo injustiças com outras. Pluto transgredia os valores.
Tanto controle durante tanto tempo para manter relacionamentos diversificados, e em silêncio com tantas, querendo todas e nenhuma, e eis que agora resolve uma Marilyn qualquer “sentar praça” em sua vida, ameaçando o seu círculo de amizades.
Marilyn cometeu mil arbitrariedades, sempre com desfaçatez, ora com descaramentos e mentiras, acusando, enganando, fazendo intrigas. As outras mulheres ficaram a especular como e porque Pluto suportava tudo aquilo daquela mulher: nem bonita, nem inteligente, sem qualidades tangíveis e sem profissão alguma.
Enquanto outras, quando Pluto quis se descartar, tudo arquitetou e livrou-se. Agora esta Marilyn desafiava sua inteligência e seus supostos brios.
Pluto tardiamente, logo ele! ... chegara a conclusão que Marilyn era louca...Pluto no seu tabuleiro de xadrez, não se desfez da pior dama... numa danosa inversão de valores.
É a “ lei do eterno retorno” segundo Mircea Eliade, ou no popular adágio, o “feitiço vira por cima do feiticeiro”...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui