Usina de Letras
Usina de Letras
241 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os percentuais de Lula -- 20/05/2002 - 22:33 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As pesquisas publicadas, pela imprensa na semana passada, mostram uma tendência, que a candidatura Lula estará no segundo turno das eleições. Uma constatação com boa margem de acerto.

É com satisfação que recebemos este índice de aceitação de Lula. Antes do tempo, não podemos e não devemos colocar o candidato do PT no Palácio da Alvorada. É sabido que eleição só é decidida com o voto na urna e estamos a cinco meses do pleito. É bom lembrar que estes percentuais eram parecidos há oito anos. Lula, em março de 1994, superava a casa dos 40 % e FHC com minguados 15 %. Logicamente, a atual conjuntura política é bem diferente. Hoje o governo não tem um plano real, que foi o principal cabo eleitoral de Fernando Henrique na eleição daquele ano. Em contrapartida, Lula está mais maduro, preparado e mais consciente das responsabilidades de ser governo.

É verdade que 42% faz com que qualquer partido reavalie suas estratégias de campanha e Lula e sua equipe estão muito atentos. Muito preocupados estão os apoiadores do candidato do governo. José Serra terá que gramar muito para chegar ao segundo turno destas eleições.

Quando se trata de eleição e pesquisa eleitoral, todo cuidado é pouco, penso que devemos dormir com um olho acordado para não sermos pegos desprevenidos. Não quero me sentir ludibriado quando Lula começar a perder alguns pontos percentuais, e é provável, pois a propaganda eleitoral ainda não começou. Na efervescência da campanha e no calor dos debates é natural que Serra, Ciro e Garotinnho galguem pontos nos gráficos dos institutos de pesquisas.

Que ninguém se engane, nossa classe dirigente é muito retrógrada, arcaica e ainda não assimilou esta possibilidade de vitória do campo popular no Brasil. Eles não cederão um milímetro sequer e no último minuto farão tudo para manter o status quo vigente. Jamais aceitarão um trabalhador, ex-metalúrgico, presidente do Brasil.

Este gráfico colocado na capa da revista Veja, dá uma chacoalhada na soberba dessa classe, aparentemente adormecida. A linha do gráfico que demonstra o crescimento de Lula está em vermelho, e aponta para cima até os 42%. Com a mesma inclinação, a linha azul do risco Brasil, com o índice 929. Ambas se encontram no ponto alto da revista. Ainda constam a foto do petista e a frase: Por que Lula assusta o mercado.

Veja simplesmente está avisando a turma do governo e a classe dirigente.

– Pessoal, o Lula vai ganhar!

Este índice nas alturas desperta do silêncio aqueles que ainda não expuseram ou arregaçaram suas mangas. Se os poderosos ouviram ou não o eco desta pesquisa, ainda não percebemos, mas mexeu com todos aqueles que compõem o campo governista e a classe política deste país. Até o surto rebelde do PFL parece que vai encerrar. O Serra até então intragável para os pefelistas já não assombra mais e a base do governo se recomporá na tentativa de derrotar Lula. O PFL e o PMDB continuarão sendo os eternos parceiros e estarão nos palanques com a candidatura do PSDB. Desculpem-me os valorosos companheiros que votarão em Ciro e em Garotinho, mas na minha opinião a disputa se dará entre Lula e Serra.

Vai ser uma árdua e difícil explicação pública. Uns não entenderão e poucos compreenderão, mas é evidente que Lula, na presidência, irá contrariar interesses dos poderosos, ou não será o presidente que nós elegemos. Por conhecer as agruras desse povo, não tenho dúvidas que Lula governará para acabar com a exclusão social e a miséria que atinge mais de trinta milhões de brasileiros. E só se combate a fome e a miséria com distribuição de renda. Talvez seja este o maior desafio de um possível governo de Lula.

Após a Copa do Mundo o tabuleiro de xadrez estará completo. Cada jogada será muito bem analisada. Nenhum passo será dado em falso. Os principais candidatos já estarão em campanha e o colorido das bandeiras tomando conta das ruas e praças do Brasil.

O povo brasileiro será sujeito desta grande festa da democracia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui