Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VOCÊ É PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO? -- 03/03/2022 - 10:51 (JOSÉ RICARDO ZANI ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

(Publicado em 17/01/21)

 

Estamos no meio de uma pandemia cruel, cercados de incertezas, restrições, dificuldades e perdas humanas.

Essa situação, por si só, já nos predispõe à impaciência e à perplexidade, condição que tende a instalar um problema subjacente.

Aí mora o perigo.

Se você perder as rédeas desses sentimentos, antes que se dê conta estará usando-os como espoleta de munição pesada nas redes sociais.

Saiba que você estará causando ainda mais mal-estar ao mundo, ao espalhar sentimentos inflamáveis no cenário da pandemia.

Em vez de propulsor da intolerância, tente ser catalisador da união.

Em vez de dividir, tente somar.

O vírus não é uma bandeira, tampouco trincheira desse ou daquele. E quem tenta fazer do vírus um aliado dos seus interesses não pode ser visto como gente de bem.

Quanto às suspeitas, se desconfiamos que alguns estão traindo a saúde pública, tenhamos consciência de que não se faz justiça com base em impressões e sentimentos (embora saibamos que há terrenos férteis para as sementes dessas traições, sobretudo em círculos políticos, cadeias de fornecedores de insumos, mercado farmacêutico, etc).

A faca entre os dentes não é a solução, porque o caminho é outro. Quando há culpados, eles são identificados e enquadrados com base em fatos, pelas vias legais.

Quem tenta enquadrá-los por meio da disseminação da raiva e quer acusá-los com base em insinuações ou pós-verdades afasta-se da razão e espalha mais fogo do que luz.

Já basta nosso “troféu” de população mais fora da realidade, ranking no qual só perdemos para a África do Sul. (*)

Não vamos confundir ainda mais a percepção de realidade das pessoas.

Não realimente a controvérsia. Não dê ouvidos a manipuladores.

Todos os países, governos, instituições e hospitais lutam contra um inimigo desconhecido e correm pelos labirintos da tentativa e erro, sofrendo com dificuldades parecidas.

Mas podem sucumbir no labirinto aqueles que se põem a medir poder entre seus próprios agentes ou gastam suas forças e seu tempo em confrontos internos.

Afinal, qual é o nível de lucidez e confiabilidade de quem tenta fazer da pandemia um cabo de guerra?

Se você quer ser útil, repasse informações úteis e práticas, mas não espalhe mensagens de impaciência, incitação e veneno.

Ricardo Zani

*Pesquisa mundial de 2017, realizada pelo Instituto britânico Ipsos Mori.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui