Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Spam contra a mulher: Eu protesto ! -- 21/05/2002 - 18:50 (Marcelo Bayma) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
. Circula esses dias na Internet um "spam" com citações de pensadores e governantes da Antiguidade e Idade Média sobre o papel da mulher na sociedade. Abstenho-me de transcrever as injustiças que tentam, mais uma vez, inferiorizar as nossas cara-metades.

. Comparando o que está dito no conjunto dessas "citações" com o que vivenciamos hoje em dia, vê-se que a humanidade já progrediu muito e ainda vai progredir mais ainda, com certeza !

. Além disso, nota-se que a misoginia é um problema antigo e arraigado nos poderosos, ou seja, grande fonte onde o Poder se alimenta é escravizar a mulher, sua inteligência, sua capacidade de trabalho e seu poder de multiplicação de tudo de bom que há na civilização, feito principalmente na educação das crianças em cada núcleo familiar.

. Há que se lembrar que a instituição da escola data do século XVII, ou seja, as mulheres tiveram papel decisivo no processo civilizatório do ser humano, que vem desde a pré-história (10.000 a.C.) até a revolução industrial. E mesmo assim, todas as manifestações do malfadado "spam" são de Antigidade e da Idade Média, épocas de obscurantismo e de terror.

. A libertação trazida pelas novas relações de trabalho, nas cidades modernas, libertou também a mulher do preconceito e da servidão. Contudo, afastou as mães da função de formar seus filhos (especialmente após os 7, 6, 5 anos, e hoje até menos idade), atribuindo às escolas um processo massificante de uniformização dos futuros operários, soldados e políticos.

. Esse modelo de "indústria" educacional "produzindo" cidadãos padronizados funcionou muito bem desde a revolução industrial até as grandes guerras (sub-produtos das nações industrializadas = potências bélicas), mas com o advento da informática se mostra lento para bem instruir as crianças. Ao mesmo tempo, a mulher se afastou de sua função de mãe, ainda mais desvalorizada por esses arcaísmos milenares, essa discriminação que não tem mais lugar na nossa sociedade !

. Apesar da vontade de vomitar, pelo menos essas citações valeram para que se indague: Que papel tem a família (mãe + pai) na educação das crianças para enfrentarem esse Mundo em constante mudança ? Certamente não é o resgate dos preconceitos e injustiças ! Mas qual é o nosso papel ? Qual ?

. Repito: Vê-se que a humanidade já progrediu muito e ainda vai progredir mais ainda, com certeza graças às mulheres !
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui