Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dia Mundial da Língua Portuguesa -- 05/05/2022 - 07:39 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Cinco de Maio, Dia  Mundial da Língua Portuguesa,  a data foi instituída em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e pluralismo dos falantes de português. 5 de Maio,  um dia para governos e sociedade civil celebrarem  a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.

A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países.

Fazem Parte da CPLP) Brasil,  Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau , São Tomé e Príncipe, Macau (China),   Goa, Damão e Diu (Índia), e Malaca (Malásia).

É uma das línguas oficiais da União Européia, do MERCOSUL, da União de Nações Sul – Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, é a 5ª língua mais falada do mundo, a 3ª mais falada do hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do Planeta.

A língua portuguesa é uma língua  originada no galego-português, falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 deu-se a difusão da língua pelas terras até onde Portugal de então se estendia.

 Mais tarde, com as descobertas portuguesas, chegava ao  Brasil, África e outras partes do mundo.

            Vamos em homenagem a este dia recordar frases que  escritores mais famosos da Língua Portuguesa nos legaram: 

 “a última flor do Lácio”

 

– expressão usada no soneto “Língua Portuguesa”, do escritor brasileiro Olavo Bilac

Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considera o idioma; doce e agradável.

Pessoa, em seu “ livro do Desassossego”,“A minha Pátria é a Língua Portuguesa”tem na essência um pensamento semelhante ao de  Carvalho Calero “ A Galiza existe desde que existe o galego” para ambos a Língua é a pátria comum a um povo.

Cada escritor, a seu modo foi criando a sua frase como reflexo do seu pensamento acerca da Língua Portuguesa assim para José Saramago a língua portuguesa é “uma língua de várias pátrias” ; ou Eduardo Lourenço, que acrescentou: "uma língua não o é de ninguém, mas nós não somos ninguém sem uma língua que fazemos nossa”; ou Jorge de Sena, que vai além "a Pátria de que escrevo é a língua em que por acaso de gerações nasci”; ou Maria Gabriela Liansol, para quem "o meu país não é a minha língua, mas levá-la-ei para aquele que encontrar"; ou Eduardo Prado Coelho, que, categórico, afirma: "A nossa pátria só será a língua portuguesa se for mais do que a língua"; ou o moçambicano Mia Couto, que diz: "A minha pátria é a minha língua portuguesa".

    Assim a Língua Portuguesa segue seu ritmo: não é estática, é a expressão de povos diversos que têm como Língua Oficial a Língua Portuguesa.

     

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 342 vezesFale com o autor