Usina de Letras
Usina de Letras
256 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A VIDA É UM JOGO ONDE DEUS EMBARALHA AS CARTAS -- 07/05/2022 - 15:50 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A  VIDA É UM JOGO ONDE DEUS EMBARALHA AS CARTAS

Provérbio iugoslavo

 

João Ferreira

07 de maio de 2022

“ A Vida é um jogo onde Deus embaralha as cartas, o diabo corta o baralho e nós temos de fazer os pontos”.  

Trata-se de um provérbio que existia na antiga Jugoslávia.

I

Esta sábia receita tem todo o sentido. Simbolicamente fala da vida como jogo.  Mostra também que desse jogo participam três personagens: 1. Deus, que representa o bem e as boas inspirações no caminho do bem. 2. O Diabo que representa as forças do mal e as adversidades. 3. O ser humano, chamado a viver na terra, onde sua existência pode ser interpretada simbolicamente como um jogo.  

II

É conveniente  sabermos de antemão que a vida nos é dada como um dom. E que é este dom que está em jogo. Sendo dom, o jogo e a luta têm um valor inestimável.  Temos um dom ativo colocado nas nossas mãos. Um presente de Deus. Se viver é jogar, ao ser humano compete descobrir que tipo de jogo tem que fazer  para marcar os pontos que significam sua realização na terra.

III

A ideia de jogo contida no provérbio é a de uma luta, de uma disputa.  De um lado, estão as forças do bem representadas por  Deus que embaralha as cartas e do outro, as forças do mal ou as adversidades simbolizadas pelo Diabo que  corta o baralho.

IV

Em seu conjunto, o ser humano tem, de um lado, a força do bem que torna menos pesada sua luta na terra, e, de outro lado,  as forças do mal ou as adversidades, que tentam perturbar a lisura de seu caminhar.  A solução que é dada ao homem nesta luta é a de ficar do lado de Deus, das forças do bem e de seu poder racional que muitas vezes é chamado a esclarecer  e a ajudar a escolher os caminhos.

V

Se a vida, pagã ou religiosa,  é jogo,  e se é Deus quem embaralha as cartas e é o diabo quem corta o baralho, para o homem, a atitude que resta tomar, é viver o espírito do jogo com naturalidade, confiando em Deus e adquirindo a consciência do jogo, na medida em que vão acontecendo as coisas.

VI

Na caminhada,  há surpresas boas e más. Há tentações, falhas e desvios. Na altura em que as coisas se manifestam contrárias, há que abrir a mente, concentrar-se e procurar ajustar o comportamento que define toda a felicidade ou infelicidade do jogador caminhante.

VII

Quando o provérbio diz que o diabo corta o baralho, significa que no caminho da vida, surgem forças do mal tentando impedir a iluminação para o bem,  e que o diabo usa uma  estratégia de obstáculo e perturbação.

VIII

Se compete ao homem fazer os pontos, resta a ele optar por uma existência digna e bem sucedida. Para ter esse bom resultado convém que ele entenda , pratique, some pontos e prossiga.  Esta parte do provérbio é muito lógica. Se a vida está nas mãos do homem, e se é ela que está em jogo, há que haver competência para entender o tipo de  luta que tem de travar e canalizar suas forças para somar pontos, resistir, rever os erros e terminar ganhando o jogo.

IX

“ A Vida é um jogo onde Deus embaralha as cartas, o diabo corta o baralho e nós temos de fazer os pontos”. 

Nós temos que fazer os pontos¿ Sim. O jogo é nosso.

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 315 vezesFale com o autor