Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUANDO A ESMOLA É GRANDE O SANTO DESCONFIA -- 01/07/2022 - 00:15 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Quando a esmola é grande, o santo desconfia



João Ferreira



I



Trata-se de um provérbio ou ditado popular. Ditado que, em sua essência, representa a sabedoria popular, que nasce da análise e acompanhamento do comportamento social das pessoas, de seus gestos e palavras.



II 



O adágio é um ensinamento e um aviso. O normal é as pessoas doarem esmolas em pequenas quantias quando querem homenagear seus santos, suas igrejas ou seus pobres. Exceção feita, é claro, naquelas igrejas pertencentes a confissões religiosas que adotam o dízimo ou décimo como cobrança em suas contribuições religiosas.  As contribuições ou esmolas para a festa do santo padroeiro ou para o culto em geral são módicas seja porque a maior parte da população é pobre e de finanças limitadas seja porque as pessoas entendem que a contribuição deve  ser de  todos, pertencendo, portanto, a cada um, uma pequena parcela. Sendo assim, quando acontece surgir uma esmola de grande ou de muito valor, o povão se espanta e desconfia da doação pela raridade do gesto. E aí, o povo comenta que até o próprio santo que seria o homenageado, ou o pobre beneficiado com a esmola de maior valor, vai desconfiar dessa generosidade.



III



Nestes casos, tanto o beneficiado quanto o povão são levados a desconfiar que ali há segundas intenções ou interesses ocultos que acompanham a aparente generosidade do doador.



A sabedoria popular não costuma se enganar. Neste adágio, mais uma vez se verifica a sagaz penetração da inteligência popular, que na sequência dos casos, vai construindo sua sabedoria carregada de moral e de razão.



 



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 306 vezesFale com o autor