Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cientista político ou politólogo? -- 04/07/2022 - 12:12 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CIENTISTA POLÍTICO OU POLITÓLOGO?

 

João Ferreira

04 de julho de 2022

A língua materna de cada país deve se esmerar por ter e cultivar conceitos adequados a respeito do uso de seu léxico e de suas expressões linguísticas.

Na mídia televisiva e  escrita brasileiras convivemos de há muito tempo com a expressão "cientista político" para designar o conhecedor e o  especialista em matéria de política. Ao lado do termo "cientista político, porém,  ouvimos e encontramos também as expressões "politólogo", "analista político" e "comentador político". No meio desta variedade de expressões, torna-se útil, ao usuário da língua, conhecer opiniões ou o que pode ser objeto de  debate sobre cada uma destas expressões.

No que toca a "cientista político" diríamos que a expressã parece exagerada, uma vez que a política entra no debate público não como uma ciência e sim como uma matéria social. A propósito convém anotar que os cientistas propriamente ditos usam um conceito de rigor quando falam de "ciência" ou pesquisa científica,  e usam para isso uma metodologia de rigor  que passa longe do domínios do fenômeno político claramente situado no espaço da "opinião". Por isso, quando falamos de opinião, falamos de "diversidade e de pluralidade", ou de "incontáveis subjetividades" que representam cada indivíduo ou suijeito que opina.

Sendo assim, parece mais plausível que em vez de "cientista político" nos inclinemos a usar, por exemplo, o termo "politólogo", menos rigoroso e mais aberto ao debate. "Politólogo" seria aquela pessoa que se ocupa da discussão política, do debate político, e que é reconhecido por ser abalizado, bem informado,  especialista ou até por ser autor de artigos e livros de  matéria política. É, aliás, um termo mais generalizado e apropriado que já vai se usando em vários países e com mais sucesso. 

A par de "cientista político" e "politólogo", são usadas ainda as expressões "analista político", "comentador político" e outras similares. São expressões com objetivo próprio: analisam situações, problemas, legislação política, cenários políticos e instituições políticas, partidárias ou não. São parte do trabalho do politólogo ou auxiliares do politólogo.

No fundo, tudo é importante para que o debate político se torne sério   por se  tratar de uma matéria que interessa a todas as nossas comunidades humanas. Essa tal matéria chama-se "política". Ela envolve análise, conhecimento e competência.  Mobiliza inteligência e muitas emoções.

 

João Ferreira

04 de julho de 2022

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 295 vezesFale com o autor