Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Com Serra, Rita não é mulher -- 23/05/2002 - 13:30 (Semi Gidrão Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma mulher



No volume de arroz colhido a esmo, até que se separe e classifique, grão de braquiaria é arroz e será embalado, transportado, vendido e comprado como arroz.

Em conversa com uma amiga, dessas queridas, mesmo tendo que em momentos e outros fazer olhos grossos a seus comentários de feminista superficial, afirmei que não via em Rita a grandiosidade de uma mulher compondo uma chapa para a sucessão presidencial.

Minha amiga retrucou-me, afirmou que alem de sectário estava cego, me atribuiu entendimentos retrógrados e quase me extraiu de seu conjunto de admirados.

Mas é verdade, Rita não é representante das mulheres ou do universo feminino na chapa de José, ao contrario, representa o poder instituído, a ordem instalada, o poder masculino, carcomidamente varonil, macho.

Não que a deputada tenha em qualquer aspecto elos másculos, feminina, delicada e bela, sobretudo Rita é uma fêmea digna de observações atenciosas, ocorre porem que as características de uma representante feminina no quadro político nacional passam alem do gênero, passam além da estética e da feminilidade, exigem interação com a amplitude das questões da mulher e das mulheres brasileiras, suas conquistas e carências, suas expectativas e escopos.

Rita em sua trajetória demonstrou valores imensuráveis, competência indiscutível, venceu oligarquias, preconceitos, violências e muito mais, entretanto dai a tê-la como legitima representante das mulheres, ou ainda mais grave da mulher brasileira na formação para a disputa do poder executivo nacional é longe.

Maquiagem, mera maquiagem, primeiro por que em sua vida pública, em seu histórico, Rita esteve sempre na condição de parlamentar plural, múltipla, comprometida com um universo político eleitoral, respaldado na realização de projetos e mensagens, votos e condutas parlamentar multifacetados, sem deixar as questões da mulher de lado, mas em tempo algum assumindo essas questões como instituto basilar de seu trabalho.

Nascida enquanto pessoa publica sobre o espírito autoritário masculino, vitoriosa, inclusive sobre este espírito, mas ainda assim Rita é a representante do pensamento másculo, do gênero feminino, numa proposta masculina de gestão governamental.

Uma linda mulher, bela, elegante, sensível e até possivelmente inovadora, mas distante de ser a ascensão das mulheres ao poder...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui