Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Nº. 2 = Laurentina = A segunda integral ! -- 11/06/2003 - 20:48 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ido do Porto, aos 17 anos e pico, o Colégio Dom Nuno, na Póvoa do Varzim, acolhia-me para uma nova versão da minha atribulada aventura estudantil. Meus progenitores não largavam mão de fazer-me doutor à força.

Analiso e bem vislumbro, mas só agora. Os preceptores e professores do Grande Colégio Universal, no Porto, com a minha saída, experimentaram decerto um santo e tranquílo alívio.

No Dom Nuno, os alunos com mais de 16 anos podiam sair todas as noites entre as 21 e as 24 horas. "Oh que bendita ideia tiveram meus pais", cogitava eu de contente a falar para os botões. Sentia-me um homem!

Era então no "Nosso Café" que eu ia jogar grandes bilharadas com os do meu grupinho. A Laurentina, empregada de balcão, não cessava de me abrir os olhos. Dava-me com tudo quanto tinha pelas vistinhas dentro: com os olhos, com os lábios, com as mamas, com as coxas e, pasme-me, dava-me até com o porta-moedas para me socorrer as deficiências monetárias.

E a altura louca do esplendoroso folguedo chegou. Numa dada noite não regressei ao colégio e entreguei-me de corpo e alma à Laurentina, esperimentadíssima mulher da vida e das vidas. Oh que par de mamas e ancão tinham aqueles 32 anos de fêmea sequiosa.

E fui ficando, o dia, a noite, os dias, as noites seguintes e os seis meses que vieram adiante. Ninguém sabia de mim. A minha foto já tinha saído nos jornais por duas vezes. A Tina, a "Maneta", guardava-me com quanto tinha e podia.

"Mas, chamam-te "Maneta" porquê?" - interroguei eu. "O meu avô tinha uma tasca e era maneta. Daí a família ficou assim conhecida e de filhos a netos todos somos manetas ". Convenceu-me e fomos andando, andando...  

Que estupendo. A partir da Laurentina nenhuma mulher me levou mais além: em cima, por baixo, de lado, por trás eu fui vivendo tudo que era possível viver. Restou-me só desenvolver a sensibilidade e conhecer a da mulher em seu infinito mistério. Alguém a conhecerá?!... 

Num Domingo de Páscoa, manhãzinha, a Tina estava ao lavatório a preparar-se. De repente, da cama, reparei pelo espelho que ela a pentear-se segurava o cabelo com um toco... Não tinha mão esquerda!...

Levantei-me sorrateiro e puxei-a repentinamente, mas não logrei ver-lhe de novo o toco. Arre, espantoso, com que gana aquela mulher se defendeu para que eu não lhe visse a deficiência.

Zangado, desgostoso, decepcionado, resolvi num ápice regressar nesse dia a casa, em Mindelo. Estava a minha família a almoçar em festa. Quando me viram, ao cabo de seis sucessivos meses de ausência, emudeceram. "O diabo ressuscitou..." - Ouvi minha Mãe dizer com um sorriso largo...

Ainda hoje me pergunto: "Como andei mais de meio ano com aquela mulher sem dar conta que ela era de facto maneta? Que arte, que génio de fêmea a fazer amor, que doidice... Que saudades... Que poveira amorosa...

No entanto... Fui estúpido... Pois fui? Perdi pau e bola: perdi a mulher e a hipótese de ser doutor. Além do mais fiz um grande atraso de vida, mas foi bom, muito bom mesmo. A Laurentina morreu há uma dezena de anos... A recordação sabe-me a mel e fel.

Torre da Guia

PS = As almas puras podem comentar e maldizer à vontade...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui