Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O CAPETA NO GRANDE SERTÃO DA ATUAL POLíTICA BRASILEIRA -- 15/09/2022 - 20:05 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O CAPETA NO GRANDE SERTÃO DA  ATUAL POLÍTICA BRASILEIRA

João Ferreira

15 de sertembro de 2022

Pelas crônicas jornalísticas  e pela mídia em geral temos muita informação sobre  muito "demonismo" e muito "capetismo" na atual campanha presidencial brasileira.  É um dado recorrente do jornalismo...

Não deixa por isso de ser interessante voltar ao assunto para maior conscientização do que está acontecendo. 

No fundo, a verdade manda dizer que é uma pena que nossa sociedade política  enverede por estes  caminhos que de uma maneira ou de outra terminam por gerar intolerância e até ódio.  

No dia de hoje me chamou a atenção a reportagem de Leonardo Vieceli na Folha de São Paulo (15 de setembro de 2022) intitulada "Guedes repete Bolsonaro e vê "capeta" do outro lado". Reproduzimos o texto da Folha:  "Rio de Janeiro. Elevando o tom de campanha eleitoral, o ministro da Economia Paulo Guedes, associou o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) ao "capeta" [ sublinhado nosso], numa palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, ontem, 14 de setembro."

O tom do ministro da Economia leva-nos a rever a tônica usada pelos dois adversários,  Bolsonaro e Lula,  neste mês de acirrada campanha eleitoral.

Os bolsonaristas, mais agressivos, vão de vídeos fake news até ataques diretos como demonstra um vídeo fake news postado em 15 de janeiro de 2022 que mostrou o próprio Lula dizendo "que o demônio estava tomando conta de seu corpo". Outros vídeos fake foram postados como se fossem do ex-Presidente com o mesmo conteúdo dizendo que o demônio está "tomando conta de seu corpo".

Voltando à palestra de Paulo Guedes no Rio de Janeiro verifica-se que o Ministro d Economia apenas replicou a ideologia e os memes de seu chefe.  Em recente comício, segundo veiculação feita pelo Youtube e Facebook, Bolsonaro chama Lula de "capeta". Mas não um capeta qualquer, e sim "um capeta que quer impor o comunismo". 

Neste jogo de demonização, o adversário Lula, dá o troco a Bolsonaro logo no primeiro ato oficial de campanha, em S. Bernardo do Campo, SP, em 16 de agosto de 2022. No comício, Lula disse, alto e bom som, segundo relata Poder 360, que:  "Se tem alguém possuído pelo demônio, esse é Bolsonaro".

Nesse mesmo dia de agosto em S. Bernardo do Campo, Lula disse ainda que "Bolsonaro manipula a fé e é possuído pelo demônio"...

Ao ler estas notícias jornalísticas e eleitorais, dá-nos a impressão de estarmos lendo "Grande Sertão: Veredas" de João Guimarães Rosa, com outros personagens. Digamos que a luta é muito semelhante à  guerra psicológica que travaram Riobaldo e Hermógenes, em prolongados encontros até ao desfecho final. Saberemos no dia 2 de outubro como será o desfecho final entre estes dois adversários que viraram inimigos e que se tratam mutuamente como "capetas"... 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 252 vezesFale com o autor