Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->25 DE SETEMBRO DE 2022: ELEIÇÕES ITALIANAS -- 26/09/2022 - 21:54 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

25 DE SETEMBRO DE 2022: ELEIÇÕES ITALIANAS

João Ferreira

Não foi verdadeiramente uma surpresa a vitória do partido "Fratelli d'Italia, coligado com outros partidos de centro-direita, nas eleições italianas  de ontem, 25 de setembro, vitória que levou ao poder Giorgia Meloni, deputada de 45 anos, líder do "Fratelli d'Italia". 

Essa vitória significa que Giorgia Meloni será Primeira Ministra italiana nos próximos tempos. Acaba de vencer e já está formando seu governo.

Seu grupo  de centro-direita terá 43,79% das cadeiras da Câmara e 44,02% das cadeiras do senado. Do outro lado está o centro-esquerda, que por sua vez terá 26,13% das cadeiras na câmara e 25,99% das cadeiras do senado. Os demais partidos terão  3,24 % na Câmara e 3,12 no senado.

A propósito desta vitória, e atendo-nos apenas ao nível da informação e de analista político, notamos, após nossa leitura dos jornais italianos, que há uma distorção nas notícias veiculadas no Brasil a propósito da vitória de Giorgia Meloni e de seu grupo. 

Se consultarmos os principais jornais italianos de hoje, 26 de setembro de 2022, constataremos que em sua totalidade, os jornais italianos falam da vitória do "centro-destra "("centro -direita"). Ao que eu saiba não dá para traduzir o termo "centro-destra" na transposição do italiano para o português, por "extrema-direita" e sim, estritamente, por "centro-direita".

Bem ao contrário da mídia italiana, a mídia brasileira está falando e repetindo que as eleições italianas foram vencidas pela "extrema-direita" liderada por Giorgia Meloni ...

Veja o leitor como é duro o percurso da informação. E como a distorção atravessa os caminhos da origem. 

De nossa, parte, achamos que o que deve ser feito  é reproduzir as fontes. Ora, se os próprios  jornais italianos, como La Repubblica, Il Messagiero de Roma,  La Stampa de Turim, Il Corriere della Sera de Milão, falam da vitória do centro-direita, é do centro-direita que devemos falar quando se noticia a vitória do grupo "centro-destra".

Qual o interesse de nossa mídia querer agravar a informação trocando "centro-direita" por "extrema-direita"?

Nós optamos pela informação. Deixamos ao leitor aprofundar a pesquisa  para que possa pensar por cabeça própria.

Está lá bem estampado no Il Messagiero de Roma, grande jornal da capital italiana: "Trionfo del centro-destra alle elezioni. Meloni é già al lavoro." [Triunfo do centro-direita nas eleições.Meloni já botou mãos ao trabalho."].

A imprensa destaca que foi um pleito foi limpo, inteiramente democrático.

O resultado traduz apenas a vontade do eleitor. O objetivo das eleições é  esse mesmo: obter um resultado que expresse a vontade do eleitor. Os representantes eleitos são meros delegados dos eleitores. 

A própria Giorgia Meloni disse para os italianos: "La Costituzione é bella ma ha settanta anni"[" A Contituição é  bela [ou seja,  a Constituição é digna de todo o respeito]  mas tem setenta anos"...

A partir desta corajosa declaração política poderemos adivinhar um pouco sobre mudanças inesperadas que poderão acontecer

Meloni disse a seus compatriotas: "Se fomos escolhidos para governar este país, nós o faremos para  todos os italianos com a vontade de unir o povo e de nos concentrarmos naquilo que nos une e não naquilo que nos divide"...

 

João Ferreira

26 de setembro de 2022

 

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 233 vezesFale com o autor