Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Frei Galvão pode ser canonizado em 2007 -- 27/10/2006 - 10:31 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Frei Galvão pode ser canonizado em 2007 no Brasil, diz arcebispo

www.zenit.org

APARECIDA, quarta-feira, 25 de outubro de 2006 (ZENIT.org).- Segundo o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, cogita-se a possibilidade de o beato Frei Galvão ser canonizado em 2007, no Brasil, fato que tornaria o franciscano o primeiro santo nascido no país.

Maio de 2007 é a ocasião apontada por Dom Damasceno em virtude da visita Bento XVI ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (170 km de São Paulo) para abrir os trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

O arcebispo tocou no tema da possível canonização do franciscano esta quinta-feira, dia de Frei Galvão, após celebrar missa no Santuário de Aparecida.

Já a vice-presidente da Irmandade Frei Galvão, Thereza Maia, confirmou que todos os devotos do beato «estão em uma corrente de oração para que ele seja canonizado até a vinda do Papa Bento XVI ao Brasil».

Ao recordar passagens da vida do frei, ela aponta que, quando não podia visitar pessoalmente algum doente, Frei Galvão escrevia uma oração em um papel e mandava aos enfermos. Hoje as pílulas de papel com a oração do beato são produzidas por devotas voluntárias.

A Irmandade distribui gratuitamente as pílulas e pede que os devotos que consigam as graças escrevam uma carta para a instituição contando o milagre.

Durante os oito anos desde a beatificação, foram coletados mais de 35 mil relatos de cura de devotos.

Frei Antônio de Sant Anna Galvão foi beatificado no dia 25 de outubro de 1998, na Praça de São Pedro, pelo Papa João Paulo II. Trata-se do primeiro beato que nasceu, viveu e morreu no Brasil.

O franciscano nasceu em 1739, no seio de uma família profundamente piedosa e conhecida pela sua grande caridade para com os pobres.

Depois de ter estudado com os Padres da Companhia de Jesus, na Bahia, entrou na Ordem dos Frades Menores em 1760.

Foi ordenado sacerdote em 1762 e passou a completar os estudos teológicos no Convento de São Francisco, em São Paulo, onde viveu durante 60 anos, até à sua morte ocorrida a 23 de dezembro de 1822.

Segundo informa biografia fornecida pela Santa Sé, a vida de Frei Galvão foi marcada pela fidelidade à sua consagração como sacerdote e religioso franciscano, e por uma devoção particular e uma dedicação total à Imaculada Conceição, como «filho e escravo perpétuo».

Além dos cargos que ocupou dentro da sua Ordem e na Ordem Terceira Franciscana, ele é conhecido sobretudo como fundador e guia do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecido como «Mosteiro da Luz», do qual tiveram origem outros nove mosteiros.

Além de Fundador, Frei Galvão foi também o projetista e construtor do Mosteiro que as Nações Unidas declararam Patrimônio cultural da humanidade.

Enquanto ele ainda vivia, em 1798 o Senado de São Paulo definiu-o «homem da paz e da caridade», porque era conhecido e procurado por todos como conselheiro e confessor, além de o franciscano que aliviava e curava os doentes e os pobres, no silêncio da noite.

Frei Galvão convida-nos a crescer em santidade e na devoção a Nossa Senhora da Conceição e deixa a todos nós brasileiros a grata mensagem de sermos pessoas da paz e da caridade, sobretudo para com os pobres e os marginalizados, afirma a Santa Sé.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui