Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50605)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POVOS INDíGENAS VERSUS POVOS ORIGINÁRIOS -- 02/06/2023 - 18:24 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

POVOS INDÍGENAS VERSUS POVOS ORIGINÁRIOS

Juan de la Ville

02 de junho de 2023

Tornou-se frequente constatar, em variados discursos falados e escritos da  sociedade em geral,   a mistura dos termos "povos indígenas" e  "povos originários" em sentido equivalente e sinônimo, como se fossem uma mesma coisa.

Seria muito oportuno  que  especialistas, sociólogos ou sertanistas que lidam com esses conhecimentos e se relacionam com as diversas etnias brasileiras,  viessem a público elucidar este tipo de questão. 

Uma longa lista  mostra os vários grupos de índios que compõem o indigenato brasileiro contemporâneo:   yanomamis, guaranis, boros, tupinambás, suiás, jumas, charrruas, caiapós, campas, xavantes, ticunas, tupiniquins, pataxós, bororos, caingangues, guatós e outros ainda que encontramos quando consultamos as fontes sobre índios. 

A primeira pergunta que nos surge, então, é: o que são povos indígenas brasileiros? A resposta simples  é: são os habitantes que existiam no solo brasileiro no fim do século XV antes da chegada dos europeus. 

E o que são os povos originários? A resposta: "povos originários são,em rigor, os primeiros povos que pisaram e viveram em solo brasileiro, desde que a terra brasilis é território.  A priori somos levados a pensar que nem todos os povos ditos indígenas se identificam necessarimente com os povos originários que ocuparam a terra brasilis, muitos séculos antes da chegada dos europeus. Para nos ajustarmos na ideia, precisamos de nos voltar para a antropologia primitiva pré-cabralina e buscarmos a informação de como teria sido o primeiro povoamento do solo brasileiro, séculos antes da chegada de Cabral. Este é o ponto de partida do caminho da informação para quem deseja saber a história dos povos originários que se fixaram no Brasil como primeiros habitantes da terra brasílica.

"Povos indígenas" e "povos originários" são, não apenas duas expressões diferentes, mas também dois conceitos distintos.

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 207 vezesFale com o autor