Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O DISCURSO BONITO DO FUTURO -- 27/06/2023 - 21:01 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O DISCURSO BONITO DO FUTURO

Jan Muá

27 de junho de 2023

 

Acho que a maior parte das pessoas nunca pensou nisso.

Isto é, nunca pensou que o futuro tem um  discurso muito bonito capaz de nos atrair e conquistar. O futuro mora na nuvem e conhece muitas línguas. E tem o dom único de entender a clássica linguagem universal com livre circulação entre gregos e troianos.

É perito na interpretação dos gestos e dos segredos hermenêuticos do sistema linguístico sobrevivente à confusão da Torre de Babel.

Falemos um pouco de seu discurso partindo do princípio de “que de todos os tempos o futuro é o mais rico”.

O que parece fácil de demonstrar. Até por exclusão.

Primeiro, porque o passado tem feição cadavérica. Já morreu.

E o presente... Sim: o presente é essencialmente problemático.

É problemático porque é usado, abusado, calcado, contrariado, vivenciado, sofrido e lamentado. Uma mistura de dores e alegrias, de falhas e êxitos. É por isso que há seres humanos infelizes. Todos os infelizes são infelizes no presente.

É também no presente que os ditadores cometem seus crimes e loucuras.

É no presente que as democracias cometem suas mais lamentáveis omissões e se deslustram.

É no presente que se luta por uma vida melhor e mesmo quando ficamos aquém. Tempo presente bom e até ideal seria aquele que distribuísse pão e arroz e proteínas animais e vegetais para o bilhão de pessoas que passam fome no mundo.  

Presente como tempo positivo para a humanidade seria aquele que praticasse a justiça social e cuidasse das crianças e dos velhinhos com fome e com saúde abalada.

Mas o presente dominante é o capitalista.

E este tem como primeiro objetivo ensacar.

Ensaca trigo para vender, troca a ordem das coisas e deixa os estômagos, dos pobres, vazios.

Desprezados, abandonados e carentes, os pobres se lançam na espera de sua hora que raramente chega.

No meio de todo este bolo instável e injusto cresceu o prestígio do único príncipe capaz de dar esperança aos humanos, quando já foram esgotadas todas as hipóteses.

Este príncipe tem um nome. Chama-se Futuro.  

Por sua natureza tornou-se aquele ser mítico que escolheu a nuvem para morar. Na mente dos humanos tem muito a ver com a esperança.

É aquele que entre os demais tempos, ao distinguirmos entre passado, presente e futuro, é considerado o mais rico.

Não que seja rico pela quantidade que tem de silos com muito grão ou com muito arroz para matar a fome das legiões humanas famintas.

É rico pelos votos que sempre teve e tem quando se disputam simpatias.

Ele é o príncipe.

Príncipe por morar na nuvem  e por ter um rosto invisível que ninguém pode imaginar realmente que feições tem.   

Por tudo isso, sua grande virtude é que ele dá fôlego aos planejamentos. Constrói fortunas de sonho. Fortunas inconcebíveis.

Dá muita tranquilidade aos humanos. Faz companhia nos lares. E as famílias antes de dormir oferecem-lhe um lugarzinho no sofá, ouvem falar dele na televisão.

Ao outro dia, na rua, todos os movimentos e conversas nas estações  de metrô e nas rodoviárias, nos mercados e nas reuniões paroquiais, são de feição sonhadora.

O povão fica sonhando sempre com o futuro. Com o amanhã.

Sobrecarregados de dívidas, nossos trabalhadores, assim como nossas heroínas domésticas, as mães, em suas conversas e conselhos aos filhos sempre falam dele.

Sempre falam do futuro que ainda não chegou. Sempre falam do amanhã sob a forma de um ser virtual que mora na nuvem e não mostra o rosto. É o discurso bonito do futuro e do amanhã.

Para manterem a luta e para calar as bocas famintas, quando não há pão, os humanos falam do amanhã.

Entre nossas sociedades carentes, o amanhã leva a vantagem. Fecham-se as bocas e a esperança arrasta o povo sofredor para as horas seguintes.

É um enredo que faz parte da psicologia e da realidade social.  A grandeza dos humanos consiste nisso.  Eles têm que crer para poderem viver e sobreviver. Têm que revestir a realidade dura de paninhos quentes para segurarem a barra, para resistirem até à alvorada do amanhã.

Tudo isso é a imagem da esperança e da redenção.

Precisamos que estas simbólicas figuras circulem intensamente entre as comunidades humanas e as confortem para que a vida e a esperança persistam e se renovem. 

O papel do futuro está na capacidade mental que ele dá aos humanos em sua trajetória existencial misturada de epopeias, tragédias e líricas e românticas cenas de amor e dedicação.

Eis a razão porque o discurso do futuro é um discurso bonito, apaziguador.  Tem o condão de falar com simpatia sem ofender e sem enganar.

O futuro e o amanhã são nuvens de Deus. Paninhos quentes para pensar e cuidar das feridas dos corpos famintos que não perderam o poder de acreditar e de sonhar.

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 211 vezesFale com o autor