Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FEMINICíDIO -- 13/07/2023 - 17:33 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

FEMINICÍDIO

Jan Muá

13 de julho de 2023

I

É uma notícia deveras importante para todos o cidadão candango saber que o  jornal Correio Braziliense vai promover, a partir do próximo dia 20 de julho, um seminário sobre "a onda de feminicídios que a capital do país está vivendo".

Numa página inteira dedicado à segurança pública, o jornal candango mostra, com dados, o aumento de tentativas de homicídio no DF. E cita a opinião dos especialistas que apontam a flexibilização do porte de armas, rixas entre rivais e motivos fúteis, como possíveis causas para esta tendência.

II

No capítulo sobre homicídios, o jornal apresenta uma matéria especial sobre os feminicídios que nos inspirou as notas e considerações que registramos a seguir.

III

O feminicídio humano é, entre os assassinatos, um mistério em si. É um caso aparte, excepcional,  esquisito mesmo, verificar que o homem ousa cometer uma violência específica de gênero visando companheiras em convívio doméstico ou ex-companheiras separadas que muitas vezes já construíram nova relação afetiva e outro lar.

IV

Espanta pensarmos que nenhum animal das espécies mais próximas ou mais conhecidas,  destrói ou mata sua companheira. Entre os animais, a  luta se dá entre os machos para conquista da fêmea. A fêmea é objeto de sedução por parte do macho, não de agressão. Entre os animais, ao que se conhece, não há agressões ou maus tratos à fêmea por ser fêmea.

V

Por que esta exceção no ser humano, ele que é dotado de racionalidade? Qual o mistério que o leva a deixar que a emoção e os instintos de vingança tomem conta de seu ser e o levem a praticar esses desatinados atos de feminicídio que envolvem muitas vezes o assassanato da mãe de seus próprios filhos?

VI

Tendo em vista estas considerações, julgamos de importância excepcional o debate programado em seminário pelo jornal Correio Braziliense. A sociedade quer que nesse debate se busquem as causas e as soluções urgentes para um problema extremamente grave.

VII

Segundo pesquisa do citado jornal, "o número de casos no DF é assustador" . É indispensável que com a participação de todos os tipos de mídia, de debate e de busca de soluções, sejam detectadas as principais causas que geram a lamentável situação dos feminicídios no DF e posteriormente sejam atacadas essas causas em sua raiz para que o crime diminua  e seja extirpado de vez. 

VIII
Aproveitando a oportunidade há que ordenar o debate em toda a sua extensão para que a sociedade dele tire as melhores lições.

Importa, primeiro,  deslindar o conceito. O que é feminicídio? O que é que o distingue do assassinato comum?

Segundo, mostrar a sociogeografia dos feminicídios no DF e compará-los com o mapa dos feminicídios no Brasil.

Terceiro, Debater o problema do feminicídio  exaustivamente entre a população do DF.

Quarto, investigar rigorosamente as causas e a origem dos feminicídios no Distrito Federal, mostrando as agravantes que levam ao assassinato de tantas mulheres só porque são mulheres.

Quinto, buscar soluções e saídas, de forma sistemática, não deixando de lado nenhuma medida que possa servir de proteção para as mulheres sujeitas às ciladas da vingança de companheiros ou  ex-companheiros frustrados, geralmente roídos pelo ciúme e sede de vingança.

IX

Esperemos os bons resultados que sairão do debate promovido pelo Correio Braziliense, a acontecer no próximo dia 20 de julho.

 

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 205 vezesFale com o autor