Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Altruísmo -- 20/01/2003 - 12:31 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A história do Juvenal nem deveria ser contada. Mas é bom contar para que sirva de exemplo. Mau exemplo.
O Juvenal era um gaúcho sem-vergonha, desses que cai no mundo por acidente da natureza. Puro acidente.
Nasceu num dia de novembro, um dos trinta, mas não sabia qual. Escolheu o dia 2, mas não sabia que era o dos mortos, e ficou vivito da Silva para incomodar os outros, jaguara que era.
Logo pequeno, sem pai que assumisse sua guarda, foi esquecido pela e numa instituição do governo. Aí começou a história.
Juvenal via que as condições de vida eram ruins, mas descobriu sua vocação para puxar saco. E dê-lhe elogiar. Gostava da sopa gosmenta do orfanato, das cobertas finas que não protegiam do frio e das paredes mofadas, cobertas de água pelo excesso de umidade daquele quarto fedorento.
Quando alguém reclamava de algo, dizia que o governo era bom, e brigava com os descontentes. Piazito sem-vergonha, sempre a dedurar os companheiros de infortúnio.
Foi servir no quartel, e no meio daquele monte de fardas, percebeu que bajulação era um caminho curto para comer bem e trabalhar pouco. Engajou e virou cabo, tocando corneta na banda militar.
Um dia foi visitar o prefeito, e quando viu que tinha mais aduladores por lá do que no quartel se mandou para o poder civil.
Conseguiu ser assessor do homem, que adorava um elogio fácil, uma palavra de estímulo pela sua brilhante capacidade.
O sacripanta bajulava e conquistava inimigos. Ninguém o superava na capacidade de arranjar argumentos para elogiar prefeitos, governadores e presidentes. Até presidente de outros países elogiava. Convicto.
O grande problema é que Juvenal em alguns instantes chegava a ser muito altruísta, arriscando sua vida.
Não raro apanhava em comícios onde a oposição fazia críticas ao seu patrão, e isto acabou com todos os seus relacionamentos. Seu voto era sempre do governo, fosse quem fosse.
Um dia Juvenal estava numa reunião política e exagerou no heroísmo. Um bandido apontou a arma para o prefeito e o doido pediu para que fosse vítima no lugar do homem. A proposta foi aceita. Um tiro no peito. E outro no prefeito.
No enterro a dúvida. Chefe e subordinado separados? Não. Foram postos na mesma cova, garantindo ao Juvenal o direito de bajular o superior mesmo depois de morto. Coerência com a vida do talentoso.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui