Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O macarrão do domingão -- 29/05/2002 - 16:59 (Bráulia Inês B. Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


“Oi você que fica sentado, coçando as costas, só esperando que sua sogra coloque seu prato de macarrão na mesa enquanto reclama de tudo, e você D. Maria, sonhando com o Ricardão da novela, porque seu marido há tempos não cumpre suas obrigações…”



Este é o bordão do apresentador Faustão no Domingão da Televisão. Quem nunca teve uma pontinha de tristeza ao olhar ao redor e ver que a realidade que Fausto Silva critica com cinismo todos os domingos é a mesma que nos cerca, que nos acompanha e continuará nos acompanhando pelo resto de nossos dias? A não ser que atiçemos fogo no apartamento ou que ganhemos no Tele-Sena salafrária, digo, milionária?



Mas agora eu te pergunto telespectador do domingo que se senta com sua cervejinha e que come com calma um franguinho enquanto um bebê chora no quarto, ou as crianças jogam bolinha na ruazinha de sua casa de conjunto… O que é a felicidade?

É felicidade morar em Miami e ter uma Ferrari do ano? Acho que os Fernando Collors da vida te dirão que não. Ou a felicidade seria a fama e o sucesso financeiro, e a extrema liberdade moral distante de qualquer valor ou restrição familiar? Os Giani Versace da vida te diriam que não… Ou a felicidade é o poder político para fazer falcatruas se enriquecendo a custa do dinheiro público? Paulo César Farias de certo te diria que não, se pudesse… Ou seria a felicidade o gozar a vida cada dia com uma nova mulata globeleza sem se preocupar com responsabilidades de marido ou esposo? Magic Johnson está por aí dizendo que não. Ou será felicidade vingar seus inimigos? José Carlos, julgado e condenado recentemente por ter assassinado a esposa, te diria que não com certeza.



E você mãe e esposa pilotando seu fogão, será que felicidade é morar na ponte área da TAM? Ou felicidade é ser bonita e querida das crianças e viver sempre numa profunda solidão mesmo no meio de muita gente? Ou é ter um corpo lindo e bem torneado à custa de muito sacrifício sabendo que isto não é suficiente para comprar o amor de ninguém? Ou quem sabe é ser um famoso símbolo sexual, e ainda assim querer ser mãe, fonte de leite e carinho sem sensualidade pelo menos uma vez, para pelo menos um ser humano…?



Não, meus querido tele-leitores. Felicidade é o que você tem. É sua casa barulhenta, o aconchego da família, as mãos calosas de trabalho acariciando o rosto em que cada ruga marca o sofrimento que compartilharam, as vitórias que alcançaram juntos. Felicidade é ver os filhos crescerem e de repente se enxergar neles, deixando a sensação de eternidade te alcançar ao menos por um momento. Felicidade é deitar no travesseiro e se saber honesto, e se saber justo, ainda que tendo pouco. Felicidade é honrar o seu próprio sobrenome e não se envergonhar dele.



Felicidade é entrar na casa limpa à noite e abraçar a esposa, que não é nenhuma Carla Perez, mas que te ama, a você que não é nenhum Maurício Mattar. Felicidade é seu macarrão, seu domingão, seu calção de jogar bola com os amigos…

Não deixe nenhum Faustão tirar isto de você.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui