Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DAD SQUARISI MESTRA DO PORTUGUÊS E DA VIDA -- 12/08/2023 - 01:50 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

I

DAD SQUARISI MESTRA DO PORTUGUÊS E DA VIDA

"Dad Squarisi Mestra do Português e da Vida". Foi assim que o Correio Braziliense de hoje, 11 de agosto de 2023, qualificou esta extraordinária professora a quem dedicou a primeira página com retrato e  artigo de fundo da autoria do jornalista Severino Francisco. A ela é dedicada também a página 13 com o artigo Dad Squarisi, a professora de Brasília, com foto e artigo de Mariana Niederauer e Severino Francisco, onde se exalta a personalidade de Dad Squarisi como "escritora, especialista em língua portuguesa e jornalista", que "ensinou gerações a escreverem e a se comunicarem melhor". 

Na página 14 do mesmo jornal,  Laécia Bezerra, Nahima Maciel e Ricardo Daehn assinam também um texto substancial intitulado "Amizades Perenes" no qual se destaca que "Dad Squarisi construiu uma teia de relações afetuosas ao longo do tempo, que é também um de seus grandes legados".

Ainda, na mesma página, um depoimento de Silvestre Gorgulho  dá-nos uma rápida e essencial biografia de Dad Squarisi.

Para fechar a página, são apresentados Os dez mandamentos da arte de bem escrever, segundo Dad Squarisi, que são: 1. Escrever é mandar recado. 2. Seja natural. 3. Vá direto ao assunto. 4. Use frases curtas. 5. Prefira palavras breves e simples. 6. Ponha as sentenças na forma positiva. 7. Opte pela voz ativa. 8. Abuse de substantivos e verbos. 9. Seja conciso. 10. Persiga a clareza.

Na página 15 do Correio, a Crônica da Cidade a cargo do jornalista Severino Francisco é dedicada a Dad Squarisi. Uma crônica densa, com muitos detalhes de convivência profissional e jornalística de Severino com a professora e escritora.

A página 15 do diário candango encerra a homenagem reportando a solidariedde prestada por autoridades como Alckmin e Ibaneis à família e amigos de Dad Squarisi. 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 150 vezesFale com o autor