Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TRABALHOS ACADÊMICOS -- 25/08/2023 - 11:09 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

TRABALHOS ACADÊMICOS

Algumas observações práticas

João Ferreira

Agosto de 2023

 

Chamam-se trabalhos acadêmicos os vários tipos de atividades tidas como necessárias pelas instituições de ensino superior para um determinado curso ou disciplina para aprimoramento do ensino ou para obtenção de título acadêmico específico.

II

Os Vários tipos de trabalhos acadêmicos

1.

Trabalhos elaborados para treinamento

Há trabalhos acadêmicos que são elaborados para treinamento dos métodos de pesquisa.

Aluno, antes de ser profissional tem que aprender e treinar. O normal, portanto, é o professor distribuir temas para pesquisa, e dar tarefas de busca sobre uma determinada temática. É o tipo de trabalho cuja elaboração contribui basicamente para treinamento de pesquisa.

É o caso concreto, por exemplo, quando um professor da disciplina “Pesquisa literária” pede a um aluno que desenvolva um trabalho específico sobre “A utilização de conteúdos de cultura popular extraídos de folhetos de cordel na obra “O Romance da Pedra do Reino” de Ariano Suassuna. Um trabalho objetivo e rico de surpresas.

 

2.

Trabalhos como atividades complementares

Por sua vez, há trabalhos acadêmicos que são pedidos pelos professores como atividades complementares aos conteúdos tratados em sala de aula.

Exemplo: quando um professor de Literatura Brasileira durante curso sobre “Grande Sertão: Veredas” de João Guimarães Rosa pede a um grupo de alunos que faça um levantamento sobre “inovação lexical” utilizada pelo autor nessa obra, de modo a mostrar, em concreto, a forma original da criação e recriação lexical em “Grande Sertão”, mediante rigorosa pesquisa textual que mostre expressões concretas como: ”Uma quicê muito afiada”; “esse Aleixo era um homem muito afamilhado”;”pois essezinho, essezim, desde que algum entendimento alumiou nele, feito mostrou o que é[...] azedo queimador, gostoso de ruim de dentro do fundo das espécies de sua natureza”;[...] ele nu nuelo mesmo em junho frio”; etc, etc,etc...

3.

Outros tipos de trabalhos acadêmicos. Ensaios, monografias, dissertações e teses

Finalmente, há outros tipos de trabalhos acadêmicos exigidos pelos professores ou pelas Instituições universitárias que são apresentados como ensaios, monografias, dissertações ou teses pelos docentes durante a ministração de cursos ou exigidos pela instituição  como itens obrigatórios de um curso ou de uma candidatura a um título acadêmico.

O ensaio e a monografia são trabalhos sobre uma temática dada utilizados como formas mais simples e acessíveis no decorrer dos cursos regulares do ensino superior.

 

4. Trabalhos específicos destinados à obtenção de títulos acadêmicos

 

Como trabalhos específicos destinados à obtenção de títulos acadêmicos contamos a dissertação e a tese.

A dissertação propriamente dita é um tipo específico de trabalho acadêmico mais pertinente como forma oficial de apresentação do trabalho final para avaliação em banca nos cursos acadêmicos de Mestrado.

A tese é a elaboração escrita dos resultados de uma pesquisa sobre um determinado tema e que tem por fim demonstrar o domínio amadurecido de um assunto dado através da utilização de uma metodologia científica formal acreditada nos meios acadêmicos e científicos.

É o trabalho acadêmico específico para quem demanda o título de doutor ou pós-doutor numa instituição universitária.

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 118 vezesFale com o autor