Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VOLÚPIA - O CALCANHAR DE AQUILES DO HOMEM -- 22/09/2023 - 15:08 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

VOLÚPIA - O CALCANHAR DE AQUILES DO HOMEM 

João Ferreira

22 de setembro de 2023

 

É muito oportuno que, de vez em quando, respiremos os ares da cultura clássica e neoclássica para dinamizarmos nosso arquivo mental e enriquecermos nossa cultura.

Um dos textos que me empolgou por estes dias foi a releitura de  "Elogio da Loucura" ("Moriae Encomium" no original latino) do holandês Erasmo de Rotterdam(1466-1536), uma das figuras mais destacadas do Renascimento. Trata-se de um livro que marca o alto nível da literatura renascentista.

De minha leitura resultaram alguns recortes específicos. Entre eles, destaco a caracterização que Erasmo faz das personalidades masculina e feminina.

Após a leitura bem refletida de um livro destes, a discussão sobre quem é superior, o homem ou a mulher, torna-se inútil e até boba.

O que Erasmo sabiamente coloca no capítulo XVII é que um sexo não é superior ao outro. A mulher não é superior ao homem e o homem não é superior à mulher. São duas partes do mesmo conjunto, naturais, insubstituíveis. Erasmo ocupa-se em descrever a natureza física do homem e da mulher. Segundo ele, o homem tem formas rudes, a cútis híspida, a barba selvagem e tudo isto o envelhece. Mas é dotado de engenho e sabedoria.  A mulher tem a face macia, a voz doce, a pele lisa e, a seu favo, os atributos da juvência perpétua. É característica da mulher optar por agradar ao varão da melhor forma possível. Para isso, ela se desdobra em cuidados, enfeites, banhos, perfumes, penteados, cosméticos, cremes, procurando manter-se sempre bela com o rosto e os olhos cuidados. Tudo para manter os homens submissos a ela. Segundo Erasmo, a Loucura, representada pelo voluptuosidade, leva os homens a fazer a ela todas as promessas, a se curvar a todas as demandas. Quem permite todas estas delícias, observa Erasmo, é a estultícia. Textualmente: "Basta reparar na figura que o varão faz e nas tolices que diz à mulher quando pretende obter a volúpia que ela concede"... (Erasmo de Rotterdam. Elogio da Loucura, XVII).

Concluímos, então, que a volúpia e a voluptuosidade, são o verdadeiro calcanhar de Aquiles do Homem perante a mulher. A volúpia é a chave. No sexo tradicional que visa as relações entre homem e mulher, é a mulher quem maneja a chave da volúpia. É um jogo. Conta muito a habilidade e o talento do saber jogar. Mas tem uma cláusula pétrea no meio do jogo que se impõe em horas imprevisíveis. É a estrutura e a tirania da espécie. 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 126 vezesFale com o autor